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Educação Física: Skate

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Skate

As práticas corporais de aventura são atividades que têm como característica tentar superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador. Nessas atividades seus praticantes sentem sensações classificadas como “vertigem”, mas tudo com o máximo de segurança e controle dos riscos.

Essas práticas podem ocorrer em um meio ambiente urbano ou na natureza, são práticas como o surf, a escalada, o parkour e o skate, que é o tema desta apresentação.

Criado nos EUA nos anos de 1960 como prática de lazer e alternativa para os surfistas durante a temporada de ondas baixas, o skate passou por várias transformações tanto no formato e equipamentos do skate, quanto na forma de andar e realizar manobras.

No Brasil, os primeiros praticantes de skate surgiram ainda nos anos de 1960. Mas, inicialmente, a prática não foi bem vista por todos, e a prática de skate chegou a ser proibida na cidade de São Paulo por Jânio Quadros nos anos de 1980.

Nos últimos anos, assim como outras práticas corporais, o skate se esportivizou, assim, a prática que antes era voltada para o lazer e “adrenalina” hoje é praticada como forma de competição, inserido sua prática inclusive nos jogos olímpicos.

Atualmente, o skate é uma prática muito popular no Brasil, sendo o país uma das grandes potências mundiais nas competições esportivas, tanto nas provas masculinas quanto nas competições femininas.

E se antes a prática do skate se limitava a locais improvisados como ruas e calçadas públicas, o que causava muitos transtornos e conflitos, agora existem diversos espaços públicos e privados destinados à essa prática, como praças com pistas e rampas e escolinhas particulares.

Assim como outras práticas de aventura, o skate desenvolve nos seus praticantes o interesse pela conservação do meio ambiente, pois a continuidade da prática depende do combate à depredação dos locais de prática.

Questão 1

As práticas corporais de aventura são atividades que têm como característica tentar superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador. Nessas atividades seus praticantes sentem sensações classificadas como “vertigem”. Para isso os praticantes de skate devem

(A) praticar sem nenhuma preocupação com a segurança.

(B) não utilizar equipamentos de segurança.

(C) utilizar lugares inadequados para a prática.

(D) ter o máximo de controle dos riscos e utilizar os equipamentos adequados.

Questão 2

O Skate foi criado como uma prática

(A) competitiva, onde os praticantes buscavam pela melhor performance.

(B) expressiva, onde os praticantes se moviam conforme o ritmo.

(C) aleatória, onde cada um tinha seu próprio interesse.

(D) recreativa e alternativa à prática do surf. 

Questão 3

A prática do skate pode ocorrer em diferentes ambientes urbanos, como calçadas, na rua, nas praças e nas pistas. E pode ser praticada tanto como forma de lazer e prática de aventura, quanto como esporte. Como você poderia diferenciar a prática de lazer da prática esportiva?

Questão 4

Por que o Skate chegou a ser proibido no Brasil nos anos de 1980?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a história das pistas e locais usados para a prática do skate:

Pistas de Skate

Canal Educação Física com professor Luciano – “Pistas de Skate”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aVZWfc0OTGA
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0638) Compreender e identificar o que são práticas corporais de aventura.
(EAJAEF0639) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e suas transformações históricas.
(EAJAEF0640) Analisar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/