You are currently viewing Educação Física: PCA e o Meio Ambiente

Educação Física: PCA e o Meio Ambiente

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de storyset no Freepik

PCA e o Meio Ambiente

As práticas corporais de aventura são atividades onde procuramos, através da habilidade e perícia dos praticantes, realizar a proeza de superar os obstáculos encontrados em um meio ambiente desafiador, com o máximo controle dos riscos para, assim, sentir a vertigem, ou seja, a emoção ou a “adrenalina” que essas atividades proporcionam.

Elas podem ocorrer tanto na natureza, com atividades como trilhas, arvorismo, escalada, rapel etc. Onde é possível entrar em contato e admirar a natureza com suas paisagens, animais e plantas. Quanto em um meio ambiente urbano, marcado por construções de concreto e o asfalto, com atividades como o skate e o parkour.

Muitas dessas atividades surgiram a muitos séculos atrás, para serem usadas em guerras e ou expedições de exploração por novas terras ou tesouros. Mas, atualmente elas são praticadas, principalmente, como forma de lazer, ou para melhorar o condicionamento físico e também como competição.

Os praticantes de aventura, geralmente, acabam desenvolvendo um grande senso de preservação e conservação do meio ambiente, pois percebem que as práticas de aventura só são possíveis conservando o meio ambiente, seja na natureza ou urbano.

A degradação dos rios e vegetações nativas, além de todas as questões que envolvem a fauna e a flora local, impossibilita a prática de atividades como trilhas, corridas de orientação, rapel, rafting, arvorismo, tirolesa entre muitas outras.

Da mesma forma, a degradação do meio ambiente urbano como por exemplo, com acúmulo de lixo, vandalismo, calçadas quebradas e etc. Juntando-se a isso a falta de estrutura adequada como pistas de skate e ciclovias, também impossibilitam a prática de aventura urbanas.

Então, existe uma forte ligação entre as práticas de aventura e os meios ambientes onde são praticados, na natureza ou urbanos, para a preservação desses meios ambientes e continuidade das práticas.

Questão 1

Os praticantes e aventura desenvolvem com o meio ambiente

(A) uma relação de preservação e conservação do meio ambiente.

(B) uma relação de degradação do meio ambiente.

(C) uma relação de indiferença com o meio ambiente.

(D) uma relação de consumismo com o meio ambiente.

Questão 2

Os termos: PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO do meio ambiente

(A) possuem o mesmo significado.

(B) significam uso sustentável dos recursos e manter o meio ambiente intocável.

(C) significam manter o meio ambiente intocável e o uso sustentável dos recursos.

(D) significam reconstruir o meio ambiente e mantê-lo limpo.

Questão 3

Em Goiânia é comum a prática de trilhas nas estradas de terra que contornam nossa capital e formam a zona rural da região metropolitana. Nessas trilhas podemos observar como a agricultura e a pecuária dominaram a paisagem natural, sobrando pouquíssimas reservas isoladas de mata nativa. O que você acha disso? Como buscar um equilíbrio entre o agronegócio e a preservação do meio ambiente?

Questão 4

Explique o que são práticas de aventura e quais cuidados devemos ter para sentir as “emoções” dessas atividades?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre as práticas corporais de aventura e o meio ambiente urbano

Skate e o meio ambiente urbano

Canal Educação Física com professor Luciano – Skate e meio ambiente. Disponível em: https://youtu.be/dM7XMAi_5l0

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre classificação das as práticas corporais de aventura

Classificação das PCA

Canal Educação Física com professor Luciano – Classificação das Práticas Corporais de Aventura. Disponível em: https://youtu.be/2kZQBJm9h7U

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0838) Praticar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física.
(EAJAEF0839) Valorizar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022