Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PCA e o Meio Ambiente
As práticas corporais de aventura são atividades onde procuramos, através da habilidade e perícia dos praticantes, realizar a proeza de superar os obstáculos encontrados em um meio ambiente desafiador, com o máximo controle dos riscos para, assim, sentir a vertigem, ou seja, a emoção ou a “adrenalina” que essas atividades proporcionam.
Elas podem ocorrer tanto na natureza, com atividades como trilhas, arvorismo, escalada, rapel etc. Onde é possível entrar em contato e admirar a natureza com suas paisagens, animais e plantas. Quanto em um meio ambiente urbano, marcado por construções de concreto e o asfalto, com atividades como o skate e o parkour.
Muitas dessas atividades surgiram a muitos séculos atrás, para serem usadas em guerras e ou expedições de exploração por novas terras ou tesouros. Mas, atualmente elas são praticadas, principalmente, como forma de lazer, ou para melhorar o condicionamento físico e também como competição.
Os praticantes de aventura, geralmente, acabam desenvolvendo um grande senso de preservação e conservação do meio ambiente, pois percebem que as práticas de aventura só são possíveis conservando o meio ambiente, seja na natureza ou urbano.
A degradação dos rios e vegetações nativas, além de todas as questões que envolvem a fauna e a flora local, impossibilita a prática de atividades como trilhas, corridas de orientação, rapel, rafting, arvorismo, tirolesa entre muitas outras.
Da mesma forma, a degradação do meio ambiente urbano como por exemplo, com acúmulo de lixo, vandalismo, calçadas quebradas e etc. Juntando-se a isso a falta de estrutura adequada como pistas de skate e ciclovias, também impossibilitam a prática de aventura urbanas.
Então, existe uma forte ligação entre as práticas de aventura e os meios ambientes onde são praticados, na natureza ou urbanos, para a preservação desses meios ambientes e continuidade das práticas.
Questão 1
Os praticantes e aventura desenvolvem com o meio ambiente
(A) uma relação de preservação e conservação do meio ambiente.
(B) uma relação de degradação do meio ambiente.
(C) uma relação de indiferença com o meio ambiente.
(D) uma relação de consumismo com o meio ambiente.
Questão 2
Os termos: PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO do meio ambiente
(A) possuem o mesmo significado.
(B) significam uso sustentável dos recursos e manter o meio ambiente intocável.
(C) significam manter o meio ambiente intocável e o uso sustentável dos recursos.
(D) significam reconstruir o meio ambiente e mantê-lo limpo.
Questão 3
Em Goiânia é comum a prática de trilhas nas estradas de terra que contornam nossa capital e formam a zona rural da região metropolitana. Nessas trilhas podemos observar como a agricultura e a pecuária dominaram a paisagem natural, sobrando pouquíssimas reservas isoladas de mata nativa. O que você acha disso? Como buscar um equilíbrio entre o agronegócio e a preservação do meio ambiente?
Questão 4
Explique o que são práticas de aventura e quais cuidados devemos ter para sentir as “emoções” dessas atividades?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre as práticas corporais de aventura e o meio ambiente urbano
Skate e o meio ambiente urbano
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre classificação das as práticas corporais de aventura
Classificação das PCA
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAEF0838) Praticar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física. (EAJAEF0839) Valorizar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |