You are currently viewing Educação Física: Papel dos Jogos na Escola

Educação Física: Papel dos Jogos na Escola

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: freepik.com

Papel dos Jogos na Escola

Os jogos são práticas corporais lúdicas e que possuem regras flexíveis, ou seja, não existem regras oficiais, pois podemos mudar/recriar as regras para garantir a inclusão de todos e a diversão.

Além disso, os jogos fazem parte do nosso patrimônio histórico cultural imaterial, ou seja, fazem parte da nossa identidade enquanto povo brasileiro.

Por isso, a prática de diferentes jogos na escola é essencial para o reconhecimento e a preservação da nossa cultura e identidade, seja com o resgate de jogos populares tradicionais ou com a aprendizagem de jogos novos como os de tabuleiro e eletrônicos.

Muitas dessas práticas corporais surgiram a milhares de anos e foram se transformando com o tempo e os locais onde eram praticadas, enquanto muitos outros jogos são modernos e pós-modernos e trazem em sua organização e prática valores que estão em conformidade com as características da sociedade atual.

De forma geral, podemos afirmar que os jogos surgiram de necessidades e interesses voltados para:

• O ensino, aos mais novos, dos valores e padrões sociais de cada época;
  • O desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras;
  • O desenvolvimento de aprendizagens específicas;
  • E, é claro, a ludicidade e o lazer.

Na escola, a prática de diferentes tipos de jogos pode:

• Proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais;
  • Promove o resgate cultural;
  • E é uma grande possibilidade de reconhecer os valores e as

características da sociedade brasileira, e todas as transformações pelas quais passamos nas últimas décadas.

Questão 1

Os jogos são práticas corporais lúdicas que surgiram de necessidades e interesses voltados para

(A) competição e vitória a qualquer custo

(B) aventura na natureza e no meio urbano