Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Papel dos Jogos na Escola
Os jogos são práticas corporais lúdicas e que possuem regras flexíveis, ou seja, não existem regras oficiais, pois podemos mudar/recriar as regras para garantir a inclusão de todos e a diversão.
Além disso, os jogos fazem parte do nosso patrimônio histórico cultural imaterial, ou seja, fazem parte da nossa identidade enquanto povo brasileiro.
Por isso, a prática de diferentes jogos na escola é essencial para o reconhecimento e a preservação da nossa cultura e identidade, seja com o resgate de jogos populares tradicionais ou com a aprendizagem de jogos novos como os de tabuleiro e eletrônicos.
Muitas dessas práticas corporais surgiram a milhares de anos e foram se transformando com o tempo e os locais onde eram praticadas, enquanto muitos outros jogos são modernos e pós-modernos e trazem em sua organização e prática valores que estão em conformidade com as características da sociedade atual.
De forma geral, podemos afirmar que os jogos surgiram de necessidades e interesses voltados para:
- O ensino, aos mais novos, dos valores e padrões sociais de cada época;
- O desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras;
- O desenvolvimento de aprendizagens específicas;
- E, é claro, a ludicidade e o lazer.
Na escola, a prática de diferentes tipos de jogos pode:
- Proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais;
- Promove o resgate cultural;
- E é uma grande possibilidade de reconhecer os valores e as
características da sociedade brasileira, e todas as transformações pelas quais passamos nas últimas décadas.
Questão 1
Os jogos são práticas corporais lúdicas que surgiram de necessidades e interesses voltados para
(A) competição e vitória a qualquer custo
(B) aventura na natureza e no meio urbano
(C) a expressão dos sentimentos através dos movimentos
(D) a ludicidade e o lazer
Questão 2
Os jogos são práticas corporais cujas principais características são
(A) a ludicidade e as regras flexíveis
(B) as regras oficiais e as competições
(C) as práticas de combate corpo a corpo
(D) a falta de movimentação e diversão
Questão 3
Qual a importância da prática de jogos na escola?
Questão 4
Muitos jogos surgiram, entre outros motivos, como forma de ensinar valores e comportamentos adequados à organização social da época, enquanto outros surgiram da necessidade de se proporcionar momentos lúdicos e de lazer para as pessoas de diferentes idades. Sobre o lazer, qual a importância do lazer na vida do trabalhador?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0401) Valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo (EJAEF0402) Conceituar e reconhecer a importância da vivência e prática dos jogos populares nos diversos contextos (EJAEF0406) Compreender e problematizar os aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos dentre outros, a partir dos jogos |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |