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Educação Física: Os Jogos e as Sociedades

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: freepik.com

Os Jogos e as Sociedades

Os jogos são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis, ou seja, são práticas cujo objetivo principal e a diversão e o lazer, e que podemos modificar as regras para melhor atender às nossas necessidades, como por exemplo, para incluir todos no jogo ou garantir a diversão.

Através da prática e reflexão sobre os jogos, podemos reconhecer os valores e as características da sociedade, ou seja, os aspectos sociais, políticos, econômicos e éticos de cada sociedade se refletem nos jogos praticados por ela (sociedade).

Então, sociedades com características e valores diferentes praticam jogos diferentes umas das outras. Veja os exemplos:

Nas diversas sociedades dos povos originários do Brasil, os indígenas, apesar de existir uma grande diversidade de costumes e tradições entre eles, existem características comuns entre os jogos praticados por todos eles, ou seja, são práticas corporais voltadas para  cotidiano dos povos das florestas, com forte ligação com a natureza, ações relacionadas ao seu dia-a-dia e cooperação para atingir os objetivos do jogo.

Por outro lado, as sociedades urbanas das grandes metrópoles, estão fundamentadas nos valores provenientes das relações de mercado e consumo e na inovação tecnológica. Dessa forma, podemos encontrar nessas sociedades uma grande variedade de jogos eletrônicos com um número incrível de jogadores que praticam esses jogos.

O mais interessante de tudo isso é que, apesar de você pertencer a um modelo de sociedade específico, você pode experimentar/vivenciar jogos de diferentes culturas.

Assim, os povos indígenas podem, sim, conhecer e praticar jogos eletrônicos, da mesma forma que os moradores dos grandes centros urbanos podem experimentar e aprender algo com o modo de vida mais simples e ligado à natureza dos povos originários do Brasil.

Questão 1

Os jogos são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis. Mas, também podemos dizer que os jogos são 

(A) práticas aleatórias

(B) práticas expressivas

(C) práticas que refletem as características e valores da sociedade

(D) práticas descontextualizadas da sociedade.

Questão 2

Os jogos eletrônicos revelam valores e características das sociedades

(A) indígenas e dos povos originários do Brasil

(B) medievais e feudais europeias

(C) marcadas pelo desenvolvimento da tecnologia eletrônica

(D) afrodescendentes trazidas à força para o Brasil

Questão 3

Os povos originários do Brasil, chamados também de indígenas ou povos da floresta, apesar de apresentarem uma diversidade cultural entre elas, praticavam jogos com características semelhantes. Quais são as principais características dos jogos praticados pelos povos originários do Brasil?

Questão 4

Muitos jogos têm como objetivo a perspectiva do lazer, sendo que vários jogos não tem a competição como fundamento e sim a cooperação, dessa forma, a prática desses jogos não são voltadas para o ganhar ou perder (muitas vezes o ganhar a qualquer custo), mas sim com superar desafios ou agir coletivamente em prol do objetivo comum, esses jogos são conhecidos como jogos cooperativos. Como os jogos cooperativos podem contribuir com a sua formação profissional?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0502) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer.
(EJAEF0504) Relacionar os jogos aos aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos entre outros, problematizando os preconceitos e modismos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/