You are currently viewing Educação Física: Os Jogos de Cada Região do Brasil

Educação Física: Os Jogos de Cada Região do Brasil

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/flat-design-people-playing-ludo-game_10524561.htm#page=2&query=jogos&position=13&from_view=search&track=sph

Jogos Brasileiros

Os jogos são práticas que têm como características principais a ludicidade e a possibilidade de flexibilizar as regras para atender as necessidades de quem joga, assim, todos podem ser incluídos.

Eles são, geralmente, praticados como forma de lazer, por pessoas de todas as idades e em diferentes situações, como encontros entre amigos e familiares, confraternizações do trabalho, e em momentos de tempo livre.

No Brasil, praticamos diversos tipos de jogos, como os jogos de salão (cartas e jogos de tabuleiro), os jogos eletrônicos (nos videogames, computadores, tabletes e celulares), jogos cooperativos e, entre muitos outros, os jogos populares de cada região do país.

Os jogos populares são aqueles passados de geração para geração de forma espontânea, e são estruturados conforme a cultura local. Pois, a lógica interna das ações e toda a ludicidade que envolve os jogos, reproduz os valores, as características e o modo de vida de cada região.

Assim, temos na região norte, por exemplo, a prática de jogos com raízes indígenas e que envolvem a relação do ser humano com a natureza, como o jogo “arranca mandioca”. Enquanto que no sudeste podemos encontrar a prática de jogos ligados ao modo de vida urbano, como mamãe-da-rua e bete.

O regionalismo nos jogos no Brasil, pode ser observado nos muitos jogos comuns praticados em todas as regiões, mas que mudam de nome de uma região para outra, ou acrescenta-se/modifica-se/recria-se regras dentro de uma mesma dinâmica comum.

Esse regionalismo também ocorre com a criação e prática de jogos específicos e praticados somente naquela região do Brasil. Nesse caso são práticas bastantes tradicionais intimamente ligadas ao modo de vida local.

Então, através da prática dos jogos podemos aprender também sobre as diferenças regionais do Brasil.

Questão 1

Os jogos são práticas corporais

(A) competitivas e com regras rígidas que não podem ser flexibilizadas.

(B) expressivas e com movimentos marcados por um ritmo.

(C) exploram apenas as possibilidades acrobáticas do corpo.

(D) lúdicas e com regras flexíveis.

Questão 2

Existem muitos tipos de jogos praticados no Brasil. Os jogos cooperativos são aqueles onde

(A) o objetivo é ganhar a qualquer custo.

(B) não envolvem esforço físico.

(C) todos devem agir em conjunto para atingirem um objetivo comum.

(D) todos devem competir para que só um se torne vencedor.

Questão 3

Os jogos são práticas corporais importantes nas aulas de Educação Física, pois podem contribuir de diferentes formas para a nossa formação. Como a prática de jogos nas aulas de Educação Física pode contribuir com o seu desenvolvimento e formação?

Questão 4

Existem muitos tipos de jogos que são praticados no Brasil, como os jogos de salão, os jogos populares, os jogos eletrônicos, os jogos cooperativos e etc. Todos eles fazem parte da nossa cultura corporal e se diferenciam conforme cada região do nosso imenso país.

Que diferenças podemos encontrar entre os jogos praticados nas 5 regiões (Norte – Nordeste – Centro-oeste – Sudeste – Sul) que formam o Brasil?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0501) Reconhecer, valorizar e vivenciar os jogos populares
(EJAEF0502) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer.
(EJAEF0503) Reconhecer, valorizar e vivenciar jogos cooperativos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Freire, J.B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione. 1989
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023