You are currently viewing Educação Física: Organização de Competições Esportivas

Educação Física: Organização de Competições Esportivas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de vectorjuice no Freepik

Organização de Competições Esportivas

As competições esportivas são a forma oficial como o esporte acontece. Existem competições profissionais, de base e seniores organizadas pela federação responsável por cada esporte. E competições amadoras organizadas por associações, escolas e ou até grupos de amigos.

A forma como as competições são organizadas é bem diferente de um esporte para o outro, e de um país para o outro. No Brasil, nem sempre a forma como a competição é organizada é justa. Em muitos casos a organização tende a privilegiar alguns participantes.

As competições de futebol masculino brasileiro, por exemplo, vieram ao longo de décadas, e de diferentes formas, privilegiando times do eixo Rio-São Paulo.

Ao longo de muitos anos, essas equipes foram privilegiadas, por exemplo, pelas emissoras de TV, transmitindo jogos sempre dos mesmos times específicos, não apenas para o público local, mas principalmente, a transmissão desses mesmos times para todo território nacional. Represado apenas para essas equipes a maioria dos recursos milionários pagos pelas emissoras pelos direitos de transmissão.

Em outros esportes e, principalmente, em outros países a organização de competições esportivas são bem diferentes. Na liga NBA de basquete norte-americano, por exemplo, os times não podem negociar livremente novos jogadores com base no poder econômico de cada equipe.

Existe um momento específico, o DRAFT, onde as equipes que não foram classificadas para as finais (playoffs) da última temporada podem escolher primeiro os novos reforços, e consequentemente, os melhores novos jogadores.

Essas regras visam garantir um campeonato mais equilibrado, competitivo, justo e interessante para o público.

Então, como podemos perceber, ao contrário da organização do campeonato brasileiro de futebol que, via de regra, rebaixa as equipes com mais dificuldades e privilegia as consideradas grandes, na NBA as equipes não são rebaixadas e existe uma preocupação em manter o equilíbrio entre todos os participantes.

Questão 1

A forma oficial do esporte acontecer é

(A) quando praticamos um esporte por lazer e diversão.

(B) quando a prática é voltada para a qualidade de vida.

(C) nas escolas, no recreio ou na aula de Educação Física.

(D) nas competições profissionais ou amadoras.

Questão 2

A forma como as competições esportivas são organizadas

(A) é sempre a mesma, não importando o país ou o esporte.

(B) é diferente conforme cada esporte, mas igual em todos os países.

(C) é sempre justa e padronizada para todos os esportes e países.

(D) é diferente conforme cada esporte e cada país.

Questão 3

Quando a organização de um evento esportivo pode ser considerada injusta?

Questão 4

Quais diferenças você consegue descrever entre a organização do campeonato brasileiro de futebol e a organização do campeonato da NBA?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
(EJAEF0511) Analisar e problematizar o fenômeno da esportivização das práticas corporais enquanto uma questão econômica, política e social.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022