You are currently viewing Educação Física: MULHERES NAS LUTAS

Educação Física: MULHERES NAS LUTAS

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS DIALOGAR SOBRE A PRESENÇA FEMININA NAS LUTAS E NOS ESPORTES EM GERAL.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA MULHERES NAS LUTAS

3ª série – Eja – Educação Física – Aula 14 – MULHERES NAS LUTAS

NA VIDEOAULA DE HOJE DIALOGAMOS SOBRE O ESPAÇO CONQUISTADO PELAS MULHERES NO MEIO ESPORTIVO, IDENTIFICANDO QUE NEM SEMPRE FOI PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO E APRECIAÇÃO DELAS EM EVENTOS ESPORTIVOS.

COMPREENDEMOS QUE O ESPORTE É UMA ESFERA DA VIDA HUMANA QUE REFLETE AS DEMAIS RELAÇÕES SOCIAIS COMO A DE TRABALHO. A EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO DA MULHER NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS, AO LONGO DA HISTÓRIA, SE RELACIONA DIRETAMENTE COM PAPÉIS E VALORES ATRIBUÍDOS A ELA POR UMA SOCIEDADE LIDERADA MAJORITARIAMENTE POR HOMENS. 

DESTACAMOS QUE A INSERÇÃO DAS MULHERES NOS JOGOS OLÍMPICOS COMO ATLETAS FOI UM MARCO MUITO IMPORTANTE PARA SUA VALORIZAÇÃO E CIDADANIA, CONSIDERANDO-AS COMO SUJEITOS DE DIREITOS. E, AINDA, PONTUAMOS QUE A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO ESPORTE, APESAR DA EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO, FOI MARCADA POR RESISTÊNCIA E CONQUISTAS DEVIDO À DETERMINAÇÃO DAS ATLETAS ENVOLVIDAS.

ATIVIDADE 1

VAMOS SABER MAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ESPORTISTAS NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS?! ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E ATENTE-SE AO TRECHO QUE FALA SOBRE A LEI NO BRASIL QUE PROIBIA AS MULHERES EM PRATICAREM MODALIDADES DE LUTAS. DIALOGUE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ISSO.

Disponível em: A luta das mulheres pelo direito de praticar esportes – YouTube

ATIVIDADE 2

AGORA VAMOS APRECIAR A LUTA QUE RAFAELA SILVA, JUDOCA BRASILEIRA, CONQUISTOU A MEDALHA DE OURO NOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO EM 2016:

Disponível: Rede Bandeirantes de Rádio: o ouro de Rafaela Silva na Olimpíada do Rio de Janeiro (08/08/2016)

GOSTOU DA LUTA? QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A MULHER NA LUTA? DIALOGUE SOBRE O ASSUNTO COM SEUS COLEGAS DE SALA E FAMILIARES. ESCREVA SUAS CONCLUSÕES EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 3

NA LÍNGUA PORTUGUESA EXISTEM GÊNEROS TEXTUAIS ENDEREÇADOS À MÍDIA, OU SEJA, PODEMOS ESCREVER NOSSAS OPINIÕES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO E ENVIAR PARA JORNAIS, REVISTAS, EMISSORAS DE TV OU RÁDIO, SITES, ENTRE OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO. NESTA CARTA EXISTEM ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS COMO: LOCAL, DATA, DESTINATÁRIO E REMETENTE. VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

NO EXEMPLO ACIMA , AS PARTES DESTACADAS REFEREM-SE À: AMARELO: LOCAL E DATA EM QUE A CARTA FOI ESCRITA; ROXO: DESTINATÁRIO, PARA QUEM A CARTA É ENVIADA; AZUL: REMETENTE, QUEM ENVIA A CARTA.

COM BASE NESSA EXPLICAÇÃO, E NO SEU ENTENDIMENTO SOBRE A AULA DE HOJE, ESCREVA UMA CARTA ENDEREÇADA À ALGUM VEÍCULO DA MÍDIA COM O TEMA “MULHERES NA PRÁTICA ESPORTIVA DAS LUTAS”. USE SUA CRIATIVIDADE E LIBERDADE DE EXPRESSÃO. BOA ESCRITA!


ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0329) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE SAÚDE, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA LUTA.
Língua Portuguesa(EAJALP0327) PLANEJAR E PRODUZIR CARTAS ENDEREÇADAS À MÍDIA IMPRESSA OU DIGITAL COM OPINIÕES E CRÍTICAS.