You are currently viewing Educação Física – Muay Thai contra a depressão

Educação Física – Muay Thai contra a depressão

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

MUAY THAI CONTRA A DEPRESSÃO

O Muay Thai, também conhecido como Boxe Tailandês, é uma luta que tem como objetivo nocautear os adversários ou levá-los à desistência. Sua origem está intrinsecamente ligada à história do povo tailandês. Diversas versões sobre suas origens são conhecidas, sendo a mais aceita a de que essa modalidade foi concebida como uma forma de defesa em tempos de conflitos armados.

Nessa modalidade, o uso de luvas de combate é obrigatório, e o combate envolve confronto corpo a corpo, com a utilização de praticamente todos os membros do corpo. As principais técnicas do Muay Thai incluem socos, cotoveladas, joelhadas, pontapés e defesas.

Os socos desempenham um papel crucial de ataque, incluindo o jab, o direto, o cruzado e o uppercut, sendo o jab considerado o mais básico. As cotoveladas apresentam um grande potencial para impactar adversários, com diferentes tipos, como frontais, giratórias, ascendentes, descendentes e voadoras. Os pontapés envolvem chutes realizados com os pés ou as canelas, vêm em três principais variedades: circular, frontal e traseiro. Além disso, as joelhadas, conhecidas como kao dode, kao loi, kao tom e kao noi, são técnicas altamente eficazes. Quanto à defesa, o Muay Thai utiliza os ombros, os braços e as pernas (canelas) como uma barreira protetora para bloquear os ataques dos oponentes e frustrar suas habilidades de ataque.

A prática contínua e bem orientada de Muay Thai favorece a saúde, inclusive, auxiliando no combate e tratamento da depressão, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é o “mal do século XXI”. No contexto patológico, pessoas que enfrentam a depressão frequentemente vivenciam oscilações no humor, sentimentos persistentes de tristeza, pessimismo, irritabilidade e uma redução significativa na autoestima, além de perder o interesse e o prazer em atividades que anteriormente eram fontes de gratificação.


QUESTÃO 1

O Muay Thai é uma prática corporal classificada como

( A ) brincadeira.

( B ) luta.

( C ) dança.

( D ) ginástica.

QUESTÃO 2

Complete a palavra cruzada sobre Muay Thai.

QUESTÃO 3

Leio o texto abaixo:

Estudos comprovam que os exercícios físicos, como o Muay Thai têm real e decisivo impacto positivo na prevenção e tratamento da depressão, pois melhora a função de estruturas cerebrais envolvidas no transtorno, como o hipocampo, o hipotálamo e a amígdala,  além de reduzir o processo inflamatório dos neurônios.                                       Fonte: Estudo confirma papel da atividade física regular contra a depressão | VEJA (abril.com.br)

A informação explicitamente fornecida no texto é que o impacto positivo dos exercícios físicos, como o Muay Thai, no tratamento e prevenção da depressão é a/o

( A ) aumento do processo inflamatório nos neurônios.

( B ) piora da função do hipocampo, hipotálamo e amígdala.

( C ) redução da função e do desempenho cerebral.

( D ) melhora da função de estruturas cerebrais envolvidas no transtorno.

QUESTÃO 4

Leia o depoimento abaixo:

Agora é sua vez! Faça seu relato, um depoimento de como foi vivenciar a modalidade na escola. Quem sabe você inspira outras pessoas?


SAIBA MAIS

Para saber mais sobre o benefício dos exercícios físicos para a depressão, assista o vídeo abaixo:

Canal Jordana Martins. Depressão e Exercícios Físicos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W7-WTkSKorI

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0325) Compreender o conceito, a origem, as normas, os objetivos e os fundamentos das diferentes lutas. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos.
ReferênciasCONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAY THAI. Disponível em: https://cbmt.com.br/historia/. Acesso em 10 de agosto de 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Depressão. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/depressao-4/. Acesso em 10 de agosto de 2022.