You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – MODALIDADES DA GINÁSTICA

EDUCAÇÃO FÍSICA – MODALIDADES DA GINÁSTICA

STA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Fernando Frazão. Agência Brasil. Wikimedia Commons. Disponível em: File:Treino da seleção feminina de ginástica artística do Brasil (28487360170).jpg – Wikimedia Commons

MODALIDADES DA GINÁSTICA

A GINÁSTICA É UMA DAS MAIS ANTIGAS PRÁTICAS CORPORAIS, CUJOS OBJETIVOS, METODOLOGIAS E CONTEÚDOS PASSARAM POR TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA PARA ATENDER ÀS DIVERSAS NECESSIDADES HUMANAS.

ATUALMENTE, ELA É ABRANGENTE, APRESENTANDO NUMEROSAS E VARIADAS MODALIDADES, TANTO COMPETITIVAS QUANTO NÃO COMPETITIVAS, INCLUINDO GINÁSTICA OLÍMPICA, GINÁSTICA ACROBÁTICA, GINÁSTICA AERÓBICA, GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁSTICA PARA TODOS, MUSCULAÇÃO, CROSSFIT, PILATES, GINÁSTICA FUNCIONAL, YOGA E OUTRAS.


QUESTÃO 1

PODEMOS CLASSIFICAR A GINÁSTICA EM

( A ) LÚDICA E PERFORMÁTICA.

( B ) COMPETITIVA E NÃO COMPETITIVA.

( C ) COOPERATIVA E ESPORTIVA.

( D ) ARTÍSTICA E DEMONSTRATIVA.

QUESTÃO 2

TODAS AS PRÁTICAS CORPORAIS PRATICADAS PELOS SERES HUMANOS POSSUEM REGRAS, FUNDAMENTOS E MOVIMENTOS ESPECÍFICOS QUE AS CARACTERIZAM. EM RELAÇÃO À GINÁSTICA COMPETITIVA, PODEMOS ASSOCIÁ-LA A

( A ) SAQUE, BLOQUEIO E SALTO.

( B ) CESTA, MANCHETE E BANDEJA.

( C ) SALTOS, ROLAMENTOS E GIROS.

( D ) CRAWL, BORBOLETA E MEDLEY.

QUESTÃO 3

É MODALIDADE DA GINÁSTICA NÃO COMPETITIVA A

( A ) GINÁSTICA OLÍMPICA.

( B ) GINÁSTICA DE TRAMPOLIM.

( C ) GINÁSTICA AERÓBICA.

( D ) GINÁSTICA PARA TODOS.

QUESTÃO 4

A GINÁSTICA, DEVIDO A QUESTÕES HISTÓRICAS, CULTURAIS, SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, VEM SE MODIFICANDO AO LONGO DOS ANOS EM FUNÇÃO DOS INTERESSES DOS HOMENS. E VOCÊ, NA ATUALIDADE, QUAIS SÃO SEUS INTERESSES COM A GINÁSTICA?

QUESTÃO 5

PARA REALIZAR OS MOVIMENTOS DA GINÁSTICA O SISTEMA ESQUELÉTICO É MUITO REQUISITADO E CONSEQUENTEMENTE, FORTALECIDO. ESSE SISTEMA É FORMADO POR

( ) VASOS, SANGUE E CORAÇÃO.

( ) GLÂNDULAS, VEIAS E HORMÔNIOS.

( ) OSSOS, CARTILAGENS E LIGAMENTOS.

( ) ALVÉOLOS, PULMÕES E LARINGE.

QUESTÃO 6

AO PRATICAR ALGUMAS MODALIDADES DE GINÁSTICA, COMO A MUSCULAÇÃO, HÁ UM FORTALECIMENTO DOS OSSOS. SOBRE A FUNÇÃO DOS OSSOS NO CORPO HUMANO, MARQUE ( V ) AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) SUSTENTA O CORPO E PROTEGE OS ÓRGÃOS INTERNOS.

( ) BOMBEIA E ENCAMINHA SANGUE PARA TODO O CORPO.

( ) ARMAZENA SAIS MINERAIS COMO CÁLCIO, FÓSFORO E POTÁSSIO.

( ) ELIMINA SUBSTÂNCIAS QUE NÃO SÃO APROVEITADAS PELO ORGANISMO.

SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE GINÁSTICA COMPETITIVA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Ginástica Competitiva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=15QgcArb0IM

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Ciências da Natureza
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0115) Identificar e experimentar os diferentes elementos da ginástica,
percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EJACI0115) Identificar as diferentes funções das partes que compõe o corpo humano.
ReferênciasGALI, Júlio Cesar. Osteoporose. Acta Ortopédica Brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aob/a/HrYxqDxKjnYTHnVxFySk6dn/?lang=pt. Acesso em 04 de outubro de 2022.