STA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MODALIDADES DA GINÁSTICA
A GINÁSTICA É UMA DAS MAIS ANTIGAS PRÁTICAS CORPORAIS, CUJOS OBJETIVOS, METODOLOGIAS E CONTEÚDOS PASSARAM POR TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA PARA ATENDER ÀS DIVERSAS NECESSIDADES HUMANAS.
ATUALMENTE, ELA É ABRANGENTE, APRESENTANDO NUMEROSAS E VARIADAS MODALIDADES, TANTO COMPETITIVAS QUANTO NÃO COMPETITIVAS, INCLUINDO GINÁSTICA OLÍMPICA, GINÁSTICA ACROBÁTICA, GINÁSTICA AERÓBICA, GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁSTICA PARA TODOS, MUSCULAÇÃO, CROSSFIT, PILATES, GINÁSTICA FUNCIONAL, YOGA E OUTRAS.
QUESTÃO 1
PODEMOS CLASSIFICAR A GINÁSTICA EM
( A ) LÚDICA E PERFORMÁTICA.
( B ) COMPETITIVA E NÃO COMPETITIVA.
( C ) COOPERATIVA E ESPORTIVA.
( D ) ARTÍSTICA E DEMONSTRATIVA.
QUESTÃO 2
TODAS AS PRÁTICAS CORPORAIS PRATICADAS PELOS SERES HUMANOS POSSUEM REGRAS, FUNDAMENTOS E MOVIMENTOS ESPECÍFICOS QUE AS CARACTERIZAM. EM RELAÇÃO À GINÁSTICA COMPETITIVA, PODEMOS ASSOCIÁ-LA A
( A ) SAQUE, BLOQUEIO E SALTO.
( B ) CESTA, MANCHETE E BANDEJA.
( C ) SALTOS, ROLAMENTOS E GIROS.
( D ) CRAWL, BORBOLETA E MEDLEY.
QUESTÃO 3
É MODALIDADE DA GINÁSTICA NÃO COMPETITIVA A
( A ) GINÁSTICA OLÍMPICA.
( B ) GINÁSTICA DE TRAMPOLIM.
( C ) GINÁSTICA AERÓBICA.
( D ) GINÁSTICA PARA TODOS.
QUESTÃO 4
A GINÁSTICA, DEVIDO A QUESTÕES HISTÓRICAS, CULTURAIS, SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS, VEM SE MODIFICANDO AO LONGO DOS ANOS EM FUNÇÃO DOS INTERESSES DOS HOMENS. E VOCÊ, NA ATUALIDADE, QUAIS SÃO SEUS INTERESSES COM A GINÁSTICA?
QUESTÃO 5
PARA REALIZAR OS MOVIMENTOS DA GINÁSTICA O SISTEMA ESQUELÉTICO É MUITO REQUISITADO E CONSEQUENTEMENTE, FORTALECIDO. ESSE SISTEMA É FORMADO POR
( ) VASOS, SANGUE E CORAÇÃO.
( ) GLÂNDULAS, VEIAS E HORMÔNIOS.
( ) OSSOS, CARTILAGENS E LIGAMENTOS.
( ) ALVÉOLOS, PULMÕES E LARINGE.
QUESTÃO 6
AO PRATICAR ALGUMAS MODALIDADES DE GINÁSTICA, COMO A MUSCULAÇÃO, HÁ UM FORTALECIMENTO DOS OSSOS. SOBRE A FUNÇÃO DOS OSSOS NO CORPO HUMANO, MARQUE ( V ) AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.
( ) SUSTENTA O CORPO E PROTEGE OS ÓRGÃOS INTERNOS.
( ) BOMBEIA E ENCAMINHA SANGUE PARA TODO O CORPO.
( ) ARMAZENA SAIS MINERAIS COMO CÁLCIO, FÓSFORO E POTÁSSIO.
( ) ELIMINA SUBSTÂNCIAS QUE NÃO SÃO APROVEITADAS PELO ORGANISMO.
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE GINÁSTICA COMPETITIVA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0115) Identificar e experimentar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EJACI0115) Identificar as diferentes funções das partes que compõe o corpo humano. |
Referências | GALI, Júlio Cesar. Osteoporose. Acta Ortopédica Brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aob/a/HrYxqDxKjnYTHnVxFySk6dn/?lang=pt. Acesso em 04 de outubro de 2022. |