ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MODALIDADE CIRCENSE: EQUILÍBRIO
O circo é reconhecido como uma expressão sociocultural que abrange uma variedade de habilidades físicas e artísticas, como acrobacias, malabarismos, equilibrismo e performances teatrais.
A prática circense de equilíbrio se concentra no controle do corpo em relação a objetos, incluindo claves, bastões, pernas de pau, monociclo, corda bamba, rolos e cordas.
Além do controle corporal, essa modalidade requer tempo de reação, agilidade, coordenação e ritmo para manter a estabilidade em diferentes situações.
QUESTÃO 1
O circo é reconhecido hoje como um espaço de
( A ) manifestação sociocultural.
( B ) conservação e exibição de animais.
( C ) apresentações de músicas eruditas.
( D ) manifestações políticas.
QUESTÃO 2
Podemos classificar as modalidades circenses em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenação. No equilíbrio sobre objetos, alguns materiais utilizados são
( A ) claves, perna de pau e monociclo.
( B ) bastões, corda bamba e prato chinês.
( C ) monociclo, perna de pau e rolo de equilíbrio.
( D ) claves, bastões e argolas de equilíbrio.
QUESTÃO 3
Quais são os benefícios que a prática circense de equilíbrio pode oferecer tanto para os praticantes quanto para aqueles que apreciam?
QUESTÃO 4
Leia o texto abaixo:
O circo é frequentemente usado como uma metáfora da vida. Nossa jornada muitas vezes nos coloca na posição de palhaços, frequentemente como equilibristas, e nos desafia a manter o espetáculo em andamento. Seja em momentos de lágrimas, seja em momentos de palhaçada.
Agora responda:
a) O texto usa quais modalidades circenses como metáfora da vida?
b) Agora é sua vez! Use alguma modalidade circense citada no texto para fazer uma metáfora da sua vida.
SAIBA MAIS
Para saber um pouco mais sobre as modalidades circense de equilíbrio, assista o vídeo abaixo:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0315) Vivenciar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos. |
Referências | DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. Educação Física Escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/63. Acesso em 26 de outubro de 2022. |