You are currently viewing Ciências da Natureza: MENDEL E AS ORIGENS DA GENÉTICA

Ciências da Natureza: MENDEL E AS ORIGENS DA GENÉTICA

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  8ª série da Eaja.

A transmissão de características de uma geração a outra é algo que inquieta a todos nós, afinal, sempre somos indagados sobre nossa hereditariedade, ou seja, nossas semelhanças e diferenças com nossos pais. Fique ligado na aula de hoje, pois iremos dialogar sobre esse assunto e conhecer Mendel e as origens da Genética.

Fonte: USBERCO, J.; MARTINS, J. M.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA MENDEL E AS ORIGENS DA GENÉTICA

8ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 7 – MENDEL E AS ORIGENS DA GENÉTICA

Na videoaula de hoje apreendemos que a hereditariedade se configura como um conjunto de processos de ordem biológica que resulta na transmissão de características de uma geração a outra. A Genética é o campo responsável pelos estudos da hereditariedade.

Pontuamos que Gregor Johann Mendel (1822-1884), um monge que estudou Ciências Naturais, Física e Matemática, ficou conhecido como o pai da Genética. Para estudar sobre a transmissão de características hereditárias, Mendel desenvolveu estudos utilizando espécies de ervilhas por meio de cruzamentos controlados. A escolha pelas ervilhas se deu por serem plantas de cultivo fácil, com ciclo de vida curto, por possuírem um número grande de sementes, pelas suas características serem facilmente observadas e comparadas e, finalmente, a capacidade de reprodução por fecundação. Os resultados dos estudos oportunizaram entender que havia fatores que condicionavam determinadas características, bem como que um dominava sobre os outros. Assim, chegamos à 1º Lei de Mendel, onde compreendemos que cada característica é determinada por um par de fatores que se separam no processo de formação dos gametas.

ATIVIDADE 1

A história da ciência é fantástica, afinal muitos são os cientistas e os bastidores da produção científica. Sendo assim, que tal conhecermos um pouco mais sobre a vida e obra de Gregor Mendel? Ao conhecer o contexto de produção dos experimentos de Mendel saberemos um pouco mais sobre as origens da Genética. Para tal, pesquise em sites e livros fatos marcantes da vida do cientista e construa uma linha do tempo com esses acontecimentos. Lembre-se que nenhuma história é linear, mas cheia de idas e vindas. Para auxiliar na pesquisa leia o texto “Gregor Mendel – Quem foi? Biografia e Principais Obras”, disponível no link abaixo:

Gregor Mendel – Quem foi? Biografia e Principais Obras – (gestaoeducacional.com.br)

ATIVIDADE 2

Agora que já é conhecedor da vida e obra de Gregor Mendel, responda em seu caderno, qual a importância dos estudos desse cientista para a Genética?

ATIVIDADE 3

Leia a tirinha abaixo:

Agora responda em seu caderno:

• O que é genética?
  • A semelhança física comum a avós, pais e filhos, está relacionada a qual princípio da Biologia, estudado na aula de hoje?
  • Qual é o humor presente na tirinha?
  • Assim como informa Mendel e o avô sugere na tirinha, as características de uma pessoa são herdadas dos seus familiares biológicos. Nesse sentido, relate algumas características físicas que você apresenta e que foram herdadas geneticamente dos seus familiares.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoUSBERCO, J.; MARTINS, J. M.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0814) Reconhecer a importância científica da Lei de Mendel e identificar conceitos genéticos fundamentais.
Língua Portuguesa(EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia, ambiguidade etc.