You are currently viewing Educação Física – Lutas Corporais Indígenas

Educação Física – Lutas Corporais Indígenas

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Luta Huka-huka. © Wilfred Paulse. Disponível em: IMG_5728 Fim da Luta Huka Huka | IMG_5728 Fim da Luta Huka H… | Flickr. Acesso em 02 de outubro de 2023.

LUTAS CORPORAIS INDÍGENAS

As lutas têm uma longa história desde os tempos antigos, envolvendo animais e seres humanos. Elas são praticadas em diferentes eras e culturas em todo o mundo. As lutas corporais indígenas fazem parte das tradições dos povos indígenas em todo o mundo e têm significados simbólicos e espirituais importantes para essas comunidades. Elas desempenham um papel fundamental na preservação da cultura, transmitindo conhecimentos de geração para geração.

Existem várias lutas corporais indígenas, cada uma com suas características distintas. Todas elas envolvem rituais que incluem música, dança, mitologia, pintura corporal e trajes especiais. No Brasil, exemplos dessas lutas incluem Huka-Huka, Xondaro, Luta do Maracá, Oi’o e Kapi.

Huka-Huka é originária do povo indígena Bakairi e de comunidades dos povos do Xingu, em Mato Grosso, relacionada ao ritual funerário chamado Quarup.

Xondaro, também chamada de dança dos guardiões, é uma arte marcial praticada pelos Guaranis, focando na defesa e incorporando dança, música e combate.

Luta do Maracá, conhecida como “Derruba toco,” é uma tradição dos povos Pataxó em Minas Gerais e Bahia, geralmente realizada após casamentos.

Oi’o, Iwo ou luta de raízes, é praticada pelos Xavantes do Mato Grosso como parte de ritos de passagem.

Kapi, conhecida como Huka-huka feminino, ocorre durante a festa ritual Iamurikuma, uma vingança das mulheres contra os homens.

QUESTÃO 1

Leia o texto:

As lutas estão relacionadas a nossa história. Desde os primórdios as lutas estiveram presentes na natureza através dos animais e do ser humano. Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade e existem diversos tipos de luta espalhados pelo mundo.

A informação explicitamente fornecida no texto é que

( A ) as lutas são uma inovação recente na história da humanidade.

( B ) as lutas surgiram apenas com a civilização humana.

( C ) as lutas possuem registros em várias culturas e épocas da humanidade.

( D ) todas as lutas em todo o mundo têm as mesmas características.

QUESTÃO 2

As lutas corporais indígenas

( A ) servem apenas para entretenimento e lazer.

( B ) ocorrem em contextos comemorativos e ritualísticos.

( C ) fragiliza a herança cultural e a tradição indígena.

( D ) não possuem nenhum sentido e significado.

QUESTÃO 3

São exemplos de lutas corporais indígenas brasileiras

( A ) Xondaro e Karatê.

( B ) Capoeira e Huka-Huka.

( C ) Derruba toco e Kapi.

( D ) Judô e Luta do Maracá

QUESTÃO 4

Marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.

( ) O nome da luta corporal indígena brasileira praticada pelos povos Pataxó nas regiões de Minas Gerais e Bahia é o Huka-Huka.

( ) Oi’o ou luta de raízes, é praticada pelos garotos Xavantes do Mato Grosso como parte dos ritos de passagem, marcando a transição para a fase adulta.

( ) Kapi, também conhecida como dança dos guardiões, se inspira em gestos de animais e prioriza a esquiva em vez do confronto direto.

( ) A luta do Maracá carrega diversos símbolos culturais e está intrinsecamente ligada a um ritual de celebração chamado Quarup.

QUESTÃO 5

É relevante para a sociedade brasileira em geral conhecer as lutas corporais indígenas? Justifique.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0326) Conhecer, vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana.
(EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos.
ReferênciasRBA, G. V., da. “O Inusitado Encantamento Xondaro” resgata tradição indígena. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/o-inusitado-encantamento-xondaro/>. Acesso em: 3 out. 2023.
CATIB, Norma Ornelas Montebugnoli. Os ritos das danças Xondaro e do Terreiro da Aldeia Guarani M’bya – Aguapeú e das danças circulares. 2010. 132 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
STEPHANIE, A.; PEREIRA, M. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://ifce.edu.br/prpi/praticas-corporais-indigenas>. Acesso em: 4 out. 2023.