You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – LUTAS CORPORAIS AFRICANAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – LUTAS CORPORAIS AFRICANAS

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Dambe. Jeremy Weate. Disponível em: Dambe at Deidei | Flickr.

LUTAS CORPORAIS AFRICANAS

AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS REPRESENTAM TRADIÇÕES ESPORTIVAS ANCESTRAIS, E SÃO ORIGINÁRIAS DE DIVERSAS REGIÕES DO CONTINENTE AFRICANO. SÃO RICAS EM ESTILOS E TÉCNICAS QUE VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO E A ETNIA .

ESSAS PRÁTICAS POSSUEM GRANDE IMPORTÂNCIA CULTURAL NAS SOCIEDADES AFRICANAS, POIS SÃO PRATICADAS EM RITUAIS TRADICIONAIS, PARA O ENTRETENIMENTO E TREINAMENTO PARA AUTODEFESA.

ENTRE AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS MAIS CONHECIDAS DESTACAM-SE :O LAAMB DE SENEGAL, O DAMBE DA NIGÉRIA E O TAHTIB DO EGITO.

QUESTÃO 1

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

CINQUETA E QUATROÁFRICA DIVERSIDADETRADIÇÕESCORPORAIS
AS LUTAS _______________________ AFRICANAS REPRESENTAM ________________________ ESPORTIVAS ANCESTRAIS PROFUNDAMENTE ENRAIZADAS EM VÁRIAS REGIÕES DO CONTINENTE AFRICANO. COMPOSTO POR __________________________ PAÍSES, A _________________ É NOTÁVEL POR SUA EXTRAORDINÁRIA RIQUEZA EM ________________________ CULTURAL, RELIGIOSA E SOCIAL.

QUESTÃO 2

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM DESTAQUE:

SÃO EXEMPLOS DE LUTAS CORPORAIS AFRICANAS: LAAMB, DAMBE E TAHBIT.

QUESTÃO 3

SOBRE AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS, PODEMOS AFIRMAR QUE

( A ) SÃO PRÁTICAS ESPORTIVAS RECENTES, SEM RAÍZES PROFUNDAS NA CULTURA AFRICANA.

( B ) APRESENTAM UNIFORMIDADE DE ESTILOS E TÉCNICAS EM TODAS AS REGIÕES DA ÁFRICA.

( C ) DESEMPENHAM PAPÉIS EXCLUSIVAMENTE COMO ENTRETENIMENTO, SEM IMPORTÂNCIA CULTURAL.

( D ) VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO E ETNIA EM QUESTÃO, TENDO PROFUNDA IMPORTÂNCIA CULTURAL.

QUESTÃO 4

REALIZOU-SE UMA PESQUISA PARA AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM REGISTRADOS NA TABELA A SEGUIR:

LUTAS CORPORAIS AFRICANASCONHECIAMNÃO CONHECIAM
TAHBIT2327
LAAMB1040
DAMBE743
Fonte: Dados ficitícios

ANALISANDO A TABELA, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE

( A ) DAMBE É A LUTA MAIS CONHECIDA.

( B ) LAAMB É LUTA MENOS CONHECIDA.

( C ) TAHBIT É A LUTA MAIS CONHECIDA.

( D ) LAAMB É A LUTA MAIS CONHECIDA.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0126) Conhecer, vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.
ReferênciasLOBO, P. A.; SOUZA, G. H. de A.; LIMA, R. J. F. M.; SANTOS, L. O. dos; OLIVEIRA, M. G. C. de; COSTA FILHO, R. da. As Lutas de Matrizes Indígenas e Africanas no CEPAE/UFG: um relato de experiência nos 4º anos do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131324. Acesso em: 13 out. 2023.
‌EDUMONTEIRO.COM. laamb. Disponível em: <https://www.edumonteiro.com/laamb>.Acesso em: 13 out. 2023.
LUTAS, R. Dambe a Arte Marcial Nigeriana. Disponível em: <https://www.revistalutas.com.br/2016/11/02/dambe-arte-marcial-nigeriana/>. Acesso em: 13 out. 2023.
DA, A.; MESQUITA, R. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EM DANÇA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/109213/000950371.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 out. 2023.