ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
LUTAS CORPORAIS AFRICANAS
AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS REPRESENTAM TRADIÇÕES ESPORTIVAS ANCESTRAIS, E SÃO ORIGINÁRIAS DE DIVERSAS REGIÕES DO CONTINENTE AFRICANO. SÃO RICAS EM ESTILOS E TÉCNICAS QUE VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO E A ETNIA .
ESSAS PRÁTICAS POSSUEM GRANDE IMPORTÂNCIA CULTURAL NAS SOCIEDADES AFRICANAS, POIS SÃO PRATICADAS EM RITUAIS TRADICIONAIS, PARA O ENTRETENIMENTO E TREINAMENTO PARA AUTODEFESA.
ENTRE AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS MAIS CONHECIDAS DESTACAM-SE :O LAAMB DE SENEGAL, O DAMBE DA NIGÉRIA E O TAHTIB DO EGITO.
QUESTÃO 1
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:
CINQUETA E QUATRO | ÁFRICA | DIVERSIDADE | TRADIÇÕES | CORPORAIS |
AS LUTAS _______________________ AFRICANAS REPRESENTAM ________________________ ESPORTIVAS ANCESTRAIS PROFUNDAMENTE ENRAIZADAS EM VÁRIAS REGIÕES DO CONTINENTE AFRICANO. COMPOSTO POR __________________________ PAÍSES, A _________________ É NOTÁVEL POR SUA EXTRAORDINÁRIA RIQUEZA EM ________________________ CULTURAL, RELIGIOSA E SOCIAL.
QUESTÃO 2
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM DESTAQUE:
SÃO EXEMPLOS DE LUTAS CORPORAIS AFRICANAS: LAAMB, DAMBE E TAHBIT.
QUESTÃO 3
SOBRE AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS, PODEMOS AFIRMAR QUE
( A ) SÃO PRÁTICAS ESPORTIVAS RECENTES, SEM RAÍZES PROFUNDAS NA CULTURA AFRICANA.
( B ) APRESENTAM UNIFORMIDADE DE ESTILOS E TÉCNICAS EM TODAS AS REGIÕES DA ÁFRICA.
( C ) DESEMPENHAM PAPÉIS EXCLUSIVAMENTE COMO ENTRETENIMENTO, SEM IMPORTÂNCIA CULTURAL.
( D ) VARIAM DE ACORDO COM A REGIÃO E ETNIA EM QUESTÃO, TENDO PROFUNDA IMPORTÂNCIA CULTURAL.
QUESTÃO 4
REALIZOU-SE UMA PESQUISA PARA AVALIAR O CONHECIMENTO SOBRE AS LUTAS CORPORAIS AFRICANAS. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM REGISTRADOS NA TABELA A SEGUIR:
LUTAS CORPORAIS AFRICANAS | CONHECIAM | NÃO CONHECIAM |
TAHBIT | 23 | 27 |
LAAMB | 10 | 40 |
DAMBE | 7 | 43 |
ANALISANDO A TABELA, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE
( A ) DAMBE É A LUTA MAIS CONHECIDA.
( B ) LAAMB É LUTA MENOS CONHECIDA.
( C ) TAHBIT É A LUTA MAIS CONHECIDA.
( D ) LAAMB É A LUTA MAIS CONHECIDA.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0126) Conhecer, vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana. (EJAMA0137) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos. |
Referências | LOBO, P. A.; SOUZA, G. H. de A.; LIMA, R. J. F. M.; SANTOS, L. O. dos; OLIVEIRA, M. G. C. de; COSTA FILHO, R. da. As Lutas de Matrizes Indígenas e Africanas no CEPAE/UFG: um relato de experiência nos 4º anos do Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.131324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/131324. Acesso em: 13 out. 2023. EDUMONTEIRO.COM. laamb. Disponível em: <https://www.edumonteiro.com/laamb>.Acesso em: 13 out. 2023. LUTAS, R. Dambe a Arte Marcial Nigeriana. Disponível em: <https://www.revistalutas.com.br/2016/11/02/dambe-arte-marcial-nigeriana/>. Acesso em: 13 out. 2023. DA, A.; MESQUITA, R. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EM DANÇA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/109213/000950371.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 out. 2023. |