You are currently viewing Educação Física – LUTA X BRIGA

Educação Física – LUTA X BRIGA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  4ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS DIALOGAR SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE LUTAS E BRIGAS, BEM COMO SOBRE A VIOLÊNCIA QUE PODE PERMEAR ESTAS PRÁTICAS.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA X BRIGA

4ª série – Eaja – Educação Física – Aula 9 – LUTA X BRIGA

NA VIDEOULA DE HOJE, COMPREENDEMOS QUE AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS SISTEMATIZADAS E QUE SE DIFERENCIAM DAS BRIGAS POR SEREM PRÁTICAS ORGANIZADAS, PLANEJADAS, QUE ACONTECEM EM UM ESPAÇO E TEMPO DEFINIDOS. ENTENDEMOS QUE NAS LUTAS HÁ REGRAS E NA BRIGA HÁ SEMPRE UMA AÇÃO DESPROPORCIONAL OCASIONADA PELAS EMOÇÕES. APRENDEMOS QUE A VIOLÊNCIA É ERRONEAMENTE ASSOCIADA ÀS LUTAS CORPORAIS, UMA VEZ QUE ESTAS PRÁTICAS PREZAM PELA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DOS SEUS PARTICIPANTES.

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE LUTA E BRIGA.

Disponível em: Lutas – Conceito de luta – YouTube

CONSEGUIU COMPRENDER QUE LUTA NÃO ESTÁ ASSOCIADA À VIOLÊNCIA? CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE ESSE ASSUNTO E AJUDE A DESMISTIFICAR A IDÉIA DESSA ASSOCIAÇÃO. MOSTRE, ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NESTA AULA, QUE A LUTA SE CONSTITUI COMO UMA EXCELENTE PRÁTICA CORPORAL QUE PODE OPORTUNIZAR INÚMEROS BENEFÍCIOS.

ATIVIDADE 2

DENTRE AS LUTAS, PERCEBEMOS MOVIMENTOS COMUNS, OU SEJA, QUE PODEM SER EXPERIMENTADOS EM DIVERSAS MODALIDADES DESTA PRÁTICA CORPORAL. UM EXEMPLO É O CHUTE, PRESENTE NA CAPOEIRA, KARATÊ, TAEKWONDO, ENTRE OUTRAS. HÁ DIFERENCIAÇÕES NA FORMA DE EXECUÇÃO EM CADA MODALIDADE, NO ENTANTO, IREMOS VIVENCIAR UMA FORMA GLOBAL DO CHUTE, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA, QUE ESTÃO NO VÍDEO ABAIXO. PRATIQUE EM UM LUGAR LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, COLOQUE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE. BOA PRÁTICA!

ATIVIDADE 3

VAMOS APRENDER UM POUCO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS LUTAS? NOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS HÁ O ATO DE MEDIR, QUE É COMPARAR A QUANTIDADE DE UNIDADE. PODEMOS COM ISSO MEDIR O TEMPO, MASSA, ÁREA E VOLUME. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO COM ATENÇÃO, NELA ESTÃO REPRESENTADAS DUAS ÁREAS DESTINADAS PARA LUTAS:

VAMOS CONSIDERAR QUE AS LUTAS REALIZADAS NESTAS ÁREAS SÓ SÃO VENCIDAS CASO HAJA EXCLUSÃO DO OPONENTE PARA FORA DO QUADRADO. NESTE CASO, QUAL ÁREA SERIA MAIS FÁCIL CUMPRIR COM ESSE OBJETIVO? POR QUE? REGISTRE EM SEU CADERNO SUA RESPOSTA.


ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0427) ANALISAR A DIFERENÇA ENTRE LUTA, BRIGA E AGRESSÃO, RECONHECENDO A LUTA COMO PRÁTICA CORPORAL ORGANIZADA.
Matemática(EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.