You are currently viewing Educação Física: LUTA, AGRESSÃO E BRIGA!

Educação Física: LUTA, AGRESSÃO E BRIGA!

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  5ª Série da Eja.

Na aula de hoje iremos aprender um pouco mais sobre lutas e compreender a diferença entre essas práticas corporais, brigas e agressões.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA, AGRESSÃO E BRIGA

5ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 10 – LUTA, BRIGA E AGRESSÃO

ATIVIDADE 1

Os praticantes de lutas ou artes marciais treinam não apenas suas habilidades, mas também sua disciplina e autocontrole, buscando sempre manter hábitos de vida saudáveis. Nesse sentido a boa alimentação, com a quantidade correta dos diferentes nutrientes, é essencial para que os lutadores tenham uma boa saúde e energia nas horas dos combates. E você sabe como nosso corpo produz energia? Obtemos energia através dos nutrientes e do gás oxigênio.
Os nutrientes são obtidos através da digestão dos alimentos que comemos, sendo que existem 3 tipos de nutrientes, os construtores (proteínas) que são aqueles que formam estruturas do nosso corpo; os nutrientes reguladores (vitaminas e sais minerais) que são muito importantes para manter o equilíbrio das funções do nosso corpo; e os nutrientes energéticos (carboidratos e lipídios) que são matérias-primas para a obtenção de energia. Já o gás oxigênio é obtido através da respiração.
Assim, nutrientes e gás oxigênio são levados através do sangue para todas as células do corpo. Nas células, os nutrientes energéticos e o oxigênio participam de reações químicas que geram energia para o corpo. Esse processo de produção de energia é chamado de Respiração Aeróbica. E além de produzir energia o corpo é capaz de realizar funções vitais com cada um dos nutrientes obtidos na alimentação, garantindo por exemplo a reposição de células, a imunidade, o fortalecimento de estruturas, dentre outros exemplos.

Agora, responda em seu caderno:

  • Quais os dois nutrientes que, juntamente com o gás oxigênio, produzem energia para o corpo?
  • Como os nutrientes e o gás oxigênio conseguem chegar a todas as células do corpo?
  • Existem quantos tipos de nutrientes e qual é a função principal de cada um deles?

ATIVIDADE 2

Baseado em tudo que aprendeu nesta aula, sistematize suas aprendizagens. Faça uma tabela com 3 colunas, na primeira você vai colocar as características sobre brigas, na segunda coluna você anotará as características de agressão, por fim, na terceira coluna, escreverá a definição e as características sobre as lutas. Essa sistematização vai te ajudar a compreender melhor as diferenças de cada atitude, e auxiliar a desmitificar a associação errônea, mas bastante comum, destas três ações. Bom trabalho!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0534) Compreender a diferença entre luta, briga e agressão, em contexto educacional e profissional.
Ciências da Natureza(EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes.