You are currently viewing Educação Física: Luta Marajoara

Educação Física: Luta Marajoara

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Luta Marajoara

As lutas são práticas corporais focadas nas disputas corporais, nas quais os praticantes empregam técnicas de ataque e defesa pessoal, desenvolvendo táticas e estratégias para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço.

Existem muitos estilos de lutas. Muitas delas foram criadas em culturas bem distantes e diferentes da nossa e acabaram chegando até o Brasil devido, principalmente, à imigração e ao intercâmbio de pessoas.

Mas existem também as lutas originadas aqui no Brasil. Esses estilos de lutas possuem características que revelam muito sobre a nossa história e cultura, como é o caso da capoeira e da luta marajoara.

A luta marajoara é originária do Arquipélago do Marajó (PA) e tem suas raízes na cultura indígena dos povos originários que viviam, e ainda restam, naquela região.

O objetivo do combate é colocar as costas do oponente no chão, e para isso são usados puxões, empurrões, desequilíbrios com o objetivo de derrubar o adversário. Não são permitidos golpes como socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.

Então, através dos movimentos como agarrar, puxar, empurrar, desequilibrar e projetar, são realizados golpes como a cabeçada, lambada, a desgalhada e a rasteira entre muitos outros.

Esse estilo de luta reflete as características do povo daquela região e suas raízes históricas fortemente ligadas aos povos originários. Devido a triste história de exploração dos povos indígenas e africanos pelos povos europeus, a herança dos povos originários é, geralmente, menosprezada.

Contudo, a nossa identidade cultural é marcada pela miscigenação, e assim como a herança europeia é valorizada, a herança indígena e africana também faz parte da nossa cultura e deve ser valorizada.

Questão 1

As lutas são práticas corporais

(A) expressivas compostas por movimentos organizados em passos.

(B) que buscam superar os desafios do meio ambiente.

(C) focadas em disputas corporais com técnicas de ataque e defesa pessoal.

(D) lúdicas e com regras flexíveis

Questão 2

O Objetivo da luta marajoara é

(A) atingir o adversário com socos e chutes

(B) imobilizar o adversário com chaves e torções

(C) excluir o adversário do espaço de combate

(D) desequilibrar o adversário fazendo colocar as costas no chão

Questão 3

Por que as tradições e quase toda herança cultural deixada pelos povos originários do Brasil é, geralmente, menosprezada por grande parte da população brasileira?

Questão 4

Por que devemos valorizar a luta marajoara e todas as outras contribuições culturais deixadas pelos povos originários do Brasil?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a Luta Marajoara.

Canal Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/zZ4QceAukOU
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial.
(EAJAEF0537) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022