You are currently viewing Educação Física: LINGUAGEM CORPORAL E ELEMENTOS DA DANÇA

Educação Física: LINGUAGEM CORPORAL E ELEMENTOS DA DANÇA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada a educandos da  3ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE, IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A LINGUAGEM CORPORAL DANÇA, VIVENCIAR E COMBINAR OS DIFERENTES ELEMENTOS PRESENTES NESTA PRÁTICA CORPORAL.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – LINGUAGEM CORPORAL E ELEMENTOS DA DANÇA

3ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 5 – LINGUAGEM CORPORAL E ELEMENTOS DA DANÇA

NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE A DANÇA É UMA LINGUAGEM CORPORAL QUE EXPRESSA IDEIAS, SENTIMENTOS, SABERES E INFORMAÇÕES.

ENTENDEMOS QUE EM CADA MODALIDADE DE DANÇA MANIFESTA EMOÇÕES DIVERSAS, HÁ DANÇAS QUE SÃO MAIS “PARA CIMA” OUTRAS MAIS INSTROSPECTIVAS E CONTIDAS. E ISSO RELACIONA-SE COM O LUGAR, TEMPO E FINALIDADES NA QUAL FORAM ORIGINADAS. 

RECONHECEMOS OS TRÊS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A DANÇA: MOVIMENTO CORPORAL, TEMPO E ESPAÇO, QUE TAMBÉM ACONTECEM NOS MOVIMENTOS E GESTOS COTIDIANOS, PARA ALÉM DA DANÇA.

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E OBSERVE COMO CADA ELEMENTO DA DANÇA SE DESENVOLVE NA PRÁTICA:

ELEMENTOS DA DANÇA – MOVIMENTO, ESPAÇO E TEMPO

ATIVIDADE 2

ENTENDEU COMO OCORREM OS ELEMENTOS DA DANÇA, DEMONSTRADOS NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR? AGORA É COM VOCÊ! UTILIZE UM ESPAÇO LIVRE NA SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS E FIQUE DESCALÇO PARA EXPERIMENTAR O ELEMENTO TEMPO, ATRAVÉS DA DANÇA. VEJA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA:

Elementos da Dança: explorando “Tempo”

ATIVIDADE 3

CONSEGUIU EXECUTAR OS MOVIMENTOS PROPOSTOS NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR? ESSES MOVIMENTOS QUE REALIZOU, JUNTAMENTE COM SEUS GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E POSTURA, É UM TIPO DE LINGUAGEM CORPORAL, OU SEJA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, QUE OCORRE DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO, COM O CORPO E NÃO COM AS PALAVRAS. OUTROS TIPOS DE LINGUAGEM É A VERBAL, QUE UTILIZA PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS, E A VISUAL, QUE UTILIZA IMAGENS, SÍMBOLOS, VÍDEOS, DESENHOS E PINTURAS. E TODAS ESTAS FORMAS DE LINGUAGEM TÊM POR OBJETIVO PASSAR ALGUMA MENSAGEM AO LEITOR. AGORA VAMOS IDENTIFICAR ESTAS FORMAS DE LINGUAGEM, ANALISANDO A TIRINHA ABAIXO:

Fonte: acervo pessoal Professora Sara Moraes

BASEADO NA INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUE TIPO DE LINGUAGEM A TIRINHA UTILIZOU?
  • QUAL MEIO DE COMUNICAÇÃO OS PERSONAGENS ESTÃO UTILIZANDO?
  • ONDE A PERSONAGEM FEMININA ESTÁ QUANDO ACONTECE O DIÁLOGO?
  • NO SEGUNDO QUADRINHO, OS PERSONAGENS ESTÃO DANÇANDO. NA SUA OPINIÃO, ESTÃO EXPRESSANDO QUAIS SENTIMENTOS?
  • NA POSTURA CORPORAL DOS PERSONAGENS NO SEGUNDO QUADRINHO PODEMOS IDENTIFICAR O MOVIMENTO ACONTECENDO EM QUAL PLANO ESPACIAL?

ATÉ A PRÓXIMA! TCHAU!


Referencial BibliográficoLABAN, RUDOLF. DANÇA EDUCATIVA MODERNA. SÃO PAULO: ÍCONE, 1990.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0322) VIVENCIAR E COMBINAR OS DIFERENTES ELEMENTOS DA DANÇA.
Língua Portuguesa(EAJALP0231) LER GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS RECONHECENDO SUAS LINGUAGENS.