Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada a educandos da 3ª Série
da Eja.
NA AULA DE HOJE, IREMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A LINGUAGEM CORPORAL DANÇA, VIVENCIAR E COMBINAR OS DIFERENTES ELEMENTOS PRESENTES NESTA PRÁTICA CORPORAL.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – LINGUAGEM CORPORAL E ELEMENTOS DA DANÇA
NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE A DANÇA É UMA LINGUAGEM CORPORAL QUE EXPRESSA IDEIAS, SENTIMENTOS, SABERES E INFORMAÇÕES.
ENTENDEMOS QUE EM CADA MODALIDADE DE DANÇA MANIFESTA EMOÇÕES DIVERSAS, HÁ DANÇAS QUE SÃO MAIS “PARA CIMA” OUTRAS MAIS INSTROSPECTIVAS E CONTIDAS. E ISSO RELACIONA-SE COM O LUGAR, TEMPO E FINALIDADES NA QUAL FORAM ORIGINADAS.
RECONHECEMOS OS TRÊS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A DANÇA: MOVIMENTO CORPORAL, TEMPO E ESPAÇO, QUE TAMBÉM ACONTECEM NOS MOVIMENTOS E GESTOS COTIDIANOS, PARA ALÉM DA DANÇA.
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E OBSERVE COMO CADA ELEMENTO DA DANÇA SE DESENVOLVE NA PRÁTICA:
ATIVIDADE 2
ENTENDEU COMO OCORREM OS ELEMENTOS DA DANÇA, DEMONSTRADOS NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR? AGORA É COM VOCÊ! UTILIZE UM ESPAÇO LIVRE NA SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS E FIQUE DESCALÇO PARA EXPERIMENTAR O ELEMENTO TEMPO, ATRAVÉS DA DANÇA. VEJA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA:
ATIVIDADE 3
CONSEGUIU EXECUTAR OS MOVIMENTOS PROPOSTOS NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR? ESSES MOVIMENTOS QUE REALIZOU, JUNTAMENTE COM SEUS GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E POSTURA, É UM TIPO DE LINGUAGEM CORPORAL, OU SEJA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, QUE OCORRE DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO, COM O CORPO E NÃO COM AS PALAVRAS. OUTROS TIPOS DE LINGUAGEM É A VERBAL, QUE UTILIZA PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS, E A VISUAL, QUE UTILIZA IMAGENS, SÍMBOLOS, VÍDEOS, DESENHOS E PINTURAS. E TODAS ESTAS FORMAS DE LINGUAGEM TÊM POR OBJETIVO PASSAR ALGUMA MENSAGEM AO LEITOR. AGORA VAMOS IDENTIFICAR ESTAS FORMAS DE LINGUAGEM, ANALISANDO A TIRINHA ABAIXO:
BASEADO NA INTERPRETAÇÃO DA TIRINHA, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUE TIPO DE LINGUAGEM A TIRINHA UTILIZOU?
- QUAL MEIO DE COMUNICAÇÃO OS PERSONAGENS ESTÃO UTILIZANDO?
- ONDE A PERSONAGEM FEMININA ESTÁ QUANDO ACONTECE O DIÁLOGO?
- NO SEGUNDO QUADRINHO, OS PERSONAGENS ESTÃO DANÇANDO. NA SUA OPINIÃO, ESTÃO EXPRESSANDO QUAIS SENTIMENTOS?
- NA POSTURA CORPORAL DOS PERSONAGENS NO SEGUNDO QUADRINHO PODEMOS IDENTIFICAR O MOVIMENTO ACONTECENDO EM QUAL PLANO ESPACIAL?
ATÉ A PRÓXIMA! TCHAU!
Referencial Bibliográfico | LABAN, RUDOLF. DANÇA EDUCATIVA MODERNA. SÃO PAULO: ÍCONE, 1990. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0322) VIVENCIAR E COMBINAR OS DIFERENTES ELEMENTOS DA DANÇA. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0231) LER GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS RECONHECENDO SUAS LINGUAGENS. |