You are currently viewing Educação Física: Kung Fu

Educação Física: Kung Fu

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Kung Fu

O Kung fu é um forma de luta chinesa que busca o desenvolvimento integral (corpo e mente) dos seus praticantes e é composta por técnicas de luta com as mãos vazias e com o uso de armas brancas como bastão, facão, punhal e espada.

Criado a mais de 4 mil anos, o kung fu (ou Wushu) desenvolveu ao longo de tantos séculos diferentes estilos de lutas (estima-se que existam aproximadamente 400 estilos de kung fu).

Essa grande diversidade de estilos se deve não apenas aos séculos de existência da luta, mas também devido às grandes diferenças entre as tribos/comunidades e até às diferenças geográficas e climáticas que compõem o imenso território da China.

Quando foi criado o kung fu tinha como finalidade o combate real, muitas vezes de vida e morte contra inimigos ou animais selvagens. Mas, com a invenção das armas de fogo, o combate corporal perdeu importância.

Mesmo com a invenção das armas de fogo, a prática de kung fu não foi abandonada e sim ressignificada, passando a ser praticada com outras finalidades, principalmente como prática esportiva (kung fu moderno) e como forma de cuidar da saúde e ou como filosofia de vida (kung fu tradicional).

Essa arte marcial não é composta apenas por golpes de luta, muito pelo contrário, o kung fu abrange diferentes dimensões da vida dos seus praticantes, pois é composto por conhecimentos filosóficos e religiosos que vão desde explicações sobre a cosmogonia (origem do universo) até os valores morais de convivência; por conhecimentos referentes aos cuidados com o corpo e saúde da medicina tradicional chinesa e por uma grande variedades de símbolos, adornos e vestimentas que remetem às tradições chinesas.

O Kung Fu chegou ao Brasil no início dos anos de 1960, primeiramente através do estilo Tai Chi Chuan. Aqui a arte marcial se popularizou bastante entre os praticantes de lutas e sua prática se espalhou por todo país.

Os principais estilos de kung fu praticados no Brasil são: o tai chi chuan; o shaolin do norte; o louva-deus; o garra de águia, o garça branca, o estilo choy lay fut e o estilo hung gar.

Questão 1

O kung fu é uma arte marcial

(A) brasileira.

(B) inglesa.

(C) grega.

(D) chinesa.

Questão 2

Além das técnicas de luta, o kung fu também é formado por

(A) brincadeiras e jogos sem regras claras.

(B) conhecimentos filosóficos, religiosos, medicinais e tradições.

(C) competições e concursos de luta.

(D) movimentos expressivos organizados em passos e de acordo com um ritmo.

Questão 3

Quais são os principais estilos de kung fu praticados no Brasil?

Questão 4

Explique porque existem tantos estilos diferentes de kung fu?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0629) Vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural
(EJAEF0630) Compreender e ampliar os conhecimentos sobre valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022