You are currently viewing Educação Física: KARATÊ

Educação Física: KARATÊ

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 5ª SÉRIE da Eja.

Na aula de hoje iremos dialogar e aprender mais sobre o Karatê.


ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA KARATÊ

5ª série – Eja – Educação Física – Aula 14 – KARATÊ

Na videoaula, reafirmou-se que as lutas são práticas corporais onde ensina-se golpes de ataque e defesa pessoal, bem como tradições, conhecimentos filosóficos e morais que conduzem o modo de vida de seus praticantes, em todas as situações sociais.

O Professor Luciano pontuou que a maioria das lutas têm sido esportivizadas, o que traz muitas vantagens para o desenvolvimento da prática, como participação nas olimpíadas, cobertura pela mídia, desenvolvimento de produtos e serviços voltados para o público específico, entre outras. Porém, há o lado negativo, no qual a luta tende a se reduzir apenas aos objetivos competitivos, deixando de lado toda tradição, conhecimentos filosóficos e morais desenvolvidos ao longo de muito tempo.

Entendemos que hoje, o Karatê, é uma luta esportivizada. Ele significa “mãos vazias”, tem origem japonesa e forte influência da cultura chinesa e indiana. Foi criado no século XVIII e, como armas eram proibidas nessa época, saber usar o corpo como instrumento de defesa era fundamental. Com o desenvolvimento das armas de fogo, o Karatê passou a ter um novo sentido. Complementando o desenvolvimento de suas técnicas, ele também se tornou um instrumento educativo muito importante na formação moral do povo japonês. Hoje, é considerado esporte olímpico, com um conjunto de regras oficias e sistema de disputa unificado.

Compreendemos que, atualmente, o Karatê é praticado como forma de melhorar o condicionamento físico, lazer ou como prática esportiva visando a participação em competições. Independente do objetivo, os treinos da modalidade exigem muito esforço e dedicação para que os movimentos sejam realizados com naturalidade e sem riscos de lesões.

ATIVIDADE 1

No Karatê, o uso dos pés, pernas e tronco é de extrema importância, pois constitui a base e postura necessárias para execução de qualquer técnica e movimento. Assista o vídeo abaixo e vivencie uma sequência de exercícios para as pernas contextualizados com os fundamentos da modalidade. Boa prática!

Disponível em: Karatê – Exercícios para as Pernas – YouTube

Gostou? Interessou-se pela modalidade? Procure uma academia que ofereça aulas de Karatê e que encaixe na sua realidade social. Quem sabe ela não passa a fazer parte da sua rotina de autocuidado?!

ATIVIDADE 2

Aprender a ler e interpretar não é uma tarefa apenas para escola, e sim, um aprendizado para toda vida e para todas as áreas de interesses que você possa ter ao longo dela. Assim, ler é importante não apenas para adquirir conhecimentos científicos, filosóficos e literários, mas também para o seu lazer, desenvolvimento no mercado de trabalho e como ser humano, aprendizado e comunicação. Que tal começar agora? Leia o texto abaixo sobre o Karatê e aponte, em seu caderno, informações que estão explícitas e outras que estão implícitas.

10 ótimos benefícios da prática do Karate (karatedotanaka.com.br)

LEMBRE-SE! As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto, isto é, elas aparecem na superfície do texto. Desse modo, não é preciso que o leitor faça muitas reflexões, ou que leve muito tempo para notá-las, pois as informações estão escritas, nítidas, claras, objetivas. Já as informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas do que está dito. Essas informações podem ser construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do texto permitem. 


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial
Língua Portuguesa(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.