You are currently viewing Educação Física: Jogos pré-desportivos

Educação Física: Jogos pré-desportivos

Esta proposta de Educação Física integrada com matemática é destinada aos estudantes do terceiro período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Gustavo Sampaio, Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/48/Aula_de_jogos_6.jpg

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

Os jogos pré-desportivos são práticas corporais que têm como principal objetivo desenvolver, nos participantes, as capacidades físicas e técnicas, necessárias para praticar esportes. Ou seja, esses jogos são projetados para imitar e aprimorar as habilidades necessárias para a prática de um determinado esporte.

Eles são geralmente divertidos, competitivos, realizados em grupo, não seguem rigidamente as regras dos esportes e podem ser adaptados para diferentes idades e níveis de habilidades. Entre os jogos pré-desportivos podemos destacar o bobinho, queimada e pique-bandeira.

Os benefícios dos jogos pré-desportivos vão além do desenvolvimento de capacidades motoras específicas. Eles auxiliam na melhora das habilidades sociais e emocionais, como trabalho em equipe, comunicação, autoestima, humor e respeito mútuo.

Questão 1

O principal objetivo dos jogos pré-desportivo é

(A) desenvolver habilidades sociais e emocionais.

(B) preparar os participantes para a prática de esportes.

(C) proporcionar momentos de diversão e lazer.

(D) melhorar a agilidade e coordenação dos participantes.

Questão 2

O arremesso é um dos movimentos do basquete. Um jogo pré-desportivo que trabalha esse fundamento é a/o

(A) bobinho.

(B) pega-pega corrente.

(C) bola ao cesto.

(D) estafeta com bastão.

Questão 3

Como os jogos pré-desportivos podem contribuir para o fortalecimento de valores humanos?

Questão 4

Foi feita uma pesquisa com 80 estudantes da EJA de uma determinada escola municipal de Goiânia. O objetivo foi investigar quais jogos pré-desportivos os estudantes já vivenciaram. Observe o resultado da pesquisa:

JOGOSQUANTIDADE DE ALUNOS
Queimada80
Pega-pega66
Estafeta23
Bobinho70
Bola ao cesto16
Cinco cortes78
Fonte: dados fictícios

Segundo o tabela:

a) Qual jogo os estudantes mais experimentaram?

b) Qual jogo os alunos menos vivenciaram?

c) Escreva o nome dos jogos pré-desportivos em ordem crescente dos mais vivenciados.

d) E você, qual desses jogos você já experimentou?

AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0303) Vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando-os e relacionando suas diferenças e semelhanças.
(EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
ReferênciasREVERDITO, R. S., SCAGLIA, A. J. Pedagogia do Esporte. São Paulo: Phorte, 2009.