You are currently viewing Educação Física: Jogos em Rede

Educação Física: Jogos em Rede

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de pikisuperstar no Freepik

Jogos em Rede

Os Jogos em Rede fazem parte dos jogos eletrônicos, ou seja, todos aqueles onde o jogador interage através de um aparelho eletrônico. Com o diferencial de estarem os jogadores e seus aparelhos conectados a uma rede, geralmente a internet.

A primeira vez que alguém utilizou um aparelho eletrônico para jogar foi nos Estados Unidos no ano de 1958, em um laboratório científico e utilizando um osciloscópio para mover um ponto de luz de um lado para o outro no visor, simulando um jogo de tênis.

Mas, os aparelhos específicos (plataformas) para praticar jogos eletrônicos só foram fabricados nas décadas seguintes, primeiro com os arcades (fliperamas) e depois os consoles (videogames de 8, 16, 32 e 64 bits) e daí os computadores pessoais, notebooks até chegar a geração dos celulares androids e iphones.

Os jogos em rede surgiram a partir da evolução da tecnologia e, principalmente, da criação da internet que possibilitou a conexão em rede entre aparelhos em lugares diferentes através de um servidor comum.

Geralmente, só é possível jogar em rede se todos os jogadores estiverem utilizando a mesma plataforma, ou seja, o mesmo aparelho. Dessa forma, na maioria das vezes, não é possível um jogador que utiliza um ps4 jogar em rede com um jogador que utiliza um xbox ou um celular. Os jogos onde se é possível jogar em rede com plataformas diferentes são chamados de multiplataforma, como é o caso do jogo Fortnite.

Através dos jogos em rede podemos desenvolver muitas habilidades cognitivas e também motoras, como raciocínio lógico, velocidade de reação, pensamento estratégico, coordenação motora fina etc. Além disso, os jogos em rede são também uma forma de lazer, e assim sendo podem nos trazer benefícios físicos e psicológicos, como o bem-estar e o descanso.

Esses jogos em rede, na verdade, representam uma importante característica da nossa sociedade atual, que é o avanço da tecnologia sobre todos os aspectos da nossa vida, incluindo os jogos e o lazer.

Dessa forma, praticar jogos eletrônicos podem não só trazer benefícios físicos, cognitivos e emocionais, como também é uma forma de inclusão de todos nos avanços tecnológicos da sociedade atual.

Questão 1

Os jogos eletrônicos são aqueles

(A) onde os jogadores interagem corporalmente e presencialmente.

(B) onde utilizamos diferentes tipos de bolas, redes e tacos para rebater.

(C) onde os jogadores interagem através de tabuleiros, dados e cartas.

(D) onde os jogadores interagem através de um aparelho eletrônico.

Questão 2

Os aparelhos eletrônicos utilizados para a prática de jogos eletrônicos são

(A) calculadora, televisão e rádio

(B) arcades, consoles, computadores, notebooks, tablets e celulares.

(C) máquina de escrever, retro projetor e mimeógrafo.

(D) videogames e fliperamas apenas.

Questão 3

Como surgiram os Jogos em rede?

Questão 4

Que característica da sociedade atual podemos perceber nos jogos em rede?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0506) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias
(EJAEF0507) Problematizar os aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos
(EJAEF0508) Problematizar os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos que possibilitaram a criação, difusão e a prática dos jogos eletrônicos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022