You are currently viewing Educação Física: JOGOS ELETRÔNICOS

Educação Física: JOGOS ELETRÔNICOS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física – para 6ª Série Eja – foi veiculada na TV no dia 05/03/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá! Você gosta de jogos? Quais jogos mais te atraem? Atualmente os jogos eletrônicos são os que mais atraem jovens e adultos. Na videoaula de hoje vamos refletir sobre essa realidade, compreender os fatores que levaram a criação e difusão desses jogos, bem como sobre os aspectos positivos e negativos dessa prática.

Tema: jogos eletrônicos. Disponível em pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática: JOGOS ELETRÔNICOS

Eaja – Educação Física – 6ª Série – Aula 1 – Jogos Eletrônicos

Na videoaula acima, discutimos sobre a ideia que muitos tem sobre os jogos, de que são uma simples prática corporal. Refletimos sobre a necessidade de superar essa visão simplista sobre os jogos, isso porque um jogo não é apenas a ação motora, mas sim todo um sistema de significados que refletem o modo de vida e os valores de uma sociedade.

Entendemos que os jogos eletrônicos surgiram do avanço tecnológico, sendo que os primeiros jogos eram muito simples, não utilizavam nem mesmo aparelhos específicos para esse fim. Esses jogos eram o resultado do uso criativo e lúdico de diversas máquinas e aparelhos científicos, e sua prática ficou restrita praticamente à comunidade científica que tinha acesso àqueles equipamentos. Só com o desenvolvimento de novas tecnologias como os microprocessadores, as linguagens de programação e uma série de equipamentos periféricos, que foi possível a produção de equipamentos específicos para jogos eletrônicos, como as máquinas arcade e os consoles, e a partir de então começou a ser comercializado ao público em geral. Atualmente podemos jogar em diferentes aparelhos, nos mais variados lugares, off ou online.

Apontamos que em diversas pesquisas, comprova-se o interesse crescente de jovens e adultos por jogos eletrônicos, devido ao avanço da tecnologia que permite a combinação de diferentes linguagens como sons, imagens, vídeos e efeitos diversos, que tornam os jogos muito mais dinâmicos e atraentes.

Por fim, pontuamos alguns aspectos positivos e negativos dessa prática, comparando a visão baseada no senso comum, que vê os jogos eletrônicos como violentos, viciantes e não educativos, com a visão crítica, que destaca as contribuições desses jogos no lazer, no controle emocional, na formação intelectual dos praticantes e no favorecimento do desenvolvimento de habilidades como atenção, concentração, memória, agilidade, pensamento estratégico e raciocínio lógico

Atividade 1

“A tecnologia faz parte de nossas vidas. Nós, adultos, desfrutamos plenamente de tudo o que ela nos oferece. Com os jogos virtuais é a mesma coisa, devemos usufruí-los, mas com sabedoria. Compartilhar essa vivência com nossos familiares e amigos é qualidade de vida. Ao invés de ser um motivo de isolamento social, pode ser uma ferramenta de vínculo.“ Qual a sua opinião sobre essa afirmação? Converse com seus familiares sobre o assunto.

Atividade 2

Vamos experimentar a prática de um jogo eletrônico? De acordo com sua realidade local,  jogue  usando um celular, tablet, computador ou videogame. Existem muitos tipos de jogos eletrônicos, escolha um com características que você goste e pratique. Divirta-se!

Atividade 3

Depois da sua vivência, escreva em seu caderno, um texto em versos, utilizando rima, sobre qual jogo você vivenciou, em qual aparelho, quais dificuldades sentiu, se conseguiu realizar os objetivos do jogo e exponha sua visão sobre esses jogos, apontando os pontos que considera negativos e positivos. Lembrando que cada frase, oração ou linha poética do seu texto denomina-se verso. Já as rimas,  que são representadas pela semelhança de som entre as palavras, manifestam-se mais no final dos versos, entretanto, em algumas ocasiões, podem se manifestar também no meio deles.

Bom trabalho!


Referências BibliográficasBrasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Documento Curricular Goiânia Eaja 2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Matriz Estruturante Eaja 2021.
SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Educação Física escolar: um olhar sobre os jogos eletrônicos. cbce.org.br, 2021. Disponível em: <cbce.org.br./docs/cd/resumos/157.pdf> acesso em 15/02/2021.
MAGAGNIN, Cláudia Dolores Martins. Aprendizagem escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. Ufg.br, 2021. Disponível em: <files.cercomp.ufg.br/weby/up/248/o/1.4._.52_.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0506) Conhecer os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos que possibilitaram a criação, difusão e a prática dos jogos eletrônicos.
(EAJAEF0507) Conhecer e experimentar os jogos eletrônicos diversos.
(EAJAEF0508) Apontar os aspectos positivos e negativos da prática de jogos eletrônicos.
Língua Portuguesa(EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo.