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EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS E VIOLÊNCIA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGOS E VIOLÊNCIA

OS JOGOS ABRANGEM UMA VARIEDADE DE PRÁTICAS LÚDICAS, DESDE JOGOS DE TABULEIRO ATÉ ELETRÔNICOS, POPULARES E PRÉ-DESPORTIVOS, COM DIFERENTES DINÂMICAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS. ENTRE ESSAS MODALIDADES, OS JOGOS ELETRÔNICOS, QUE ESTÃO PRESENTES NA SOCIEDADE DESDE A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, FREQUENTEMENTE APRESENTAM CONTEÚDO VIOLENTO DE FORMA MAIS EVIDENTE, DEVIDO À SUA NATUREZA INTERATIVA E IMERSIVA, PERMITINDO QUE OS JOGADORES CONTROLEM AS AÇÕES AGRESSIVAS DOS PERSONAGENS.

SOBRE ESSA VIOLÊNCIA PRESENTE EM ALGUNS JOGOS ELETRÔNICOS, HÁ UMA CORRENTE DE PESQUISADORES QUE ARGUMENTAM QUE ESSES PODEM INFLUENCIAR A ADOÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS PELOS PARTICIPANTES. PORÉM, DIVERSAS OUTRAS PESQUISAS INDICAM QUE NÃO HÁ EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SUFICIENTES PARA SUSTENTAR UMA LIGAÇÃO DIRETA ENTRE JOGOS ELETRÔNICOS VIOLENTOS E COMPORTAMENTO VIOLENTO NA VIDA REAL. ISSO SE DEVE AO FATO DE QUE A VIOLÊNCIA É UM FENÔMENO COMPLEXO, INFLUENCIADO POR UMA VARIEDADE DE FATORES, E NÃO PODE SER ATRIBUÍDA EXCLUSIVAMENTE A UM ÚNICO EVENTO OU ASPECTO ESPECÍFICO, COMO OS JOGOS ELETRÔNICOS.

DEVIDO A ESSAS INCONCLUSÕES, TORNA-SE NECESSÁRIO O USO MODERADO E CONSCIENTE DESSES JOGOS, A FIM DE EVITAR POSSÍVEIS COMPORTAMENTOS VIOLENTOS E DEPENDÊNCIA. É ESSENCIAL GARANTIR QUE ESTEJAM ASSOCIADOS APENAS À PROMOÇÃO DE INTERAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS E AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO CONCENTRAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COORDENAÇÃO MOTORA.

QUESTÃO 1

SOBRE JOGOS, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) JOGOS SÃO ATIVIDADES LÚDICAS QUE SEGUEM REGRAS ESTABELECIDAS.

( ) HÁ UMA VARIEDADE DE FORMAS DE JOGOS, ENTRE ELAS O ELETRÔNICO.

( ) OS JOGOS ELETRÔNICOS SURGIRAM COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA.

( ) OS JOGOS ELETRÔNICOS AINDA NÃO SÃO MUITO PRATICADOS NA ATUALIDADE.

QUESTÃO 2

OS JOGOS ELETRÔNICOS PODEM APRESENTAR CONTEÚDO VIOLENTO DE FORMA MAIS EXPLÍCITA DO QUE OUTROS JOGOS, PORQUE

( A ) SÃO IMERSIVOS E INTERATIVOS.

( B ) SÃO BASTANTE ACESSÍVEIS.

( C ) NÃO SÃO REGULAMENTADOS.

( D ) SÃO PRATICADOS SÓ POR ADULTOS.

QUESTÃO 3

OS JOGOS ELETRÔNICOS COMEÇARAM A FAZER PARTE DA VIDA DAS PESSOAS A PARTIR DA

( A ) PANDEMIA DA PESTE NEGRA.

( B ) TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

( C ) PANDEMIA DO SARS-CoV-2.

( D ) PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

QUESTÃO 4

LEIA:

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE O TÍTULO DA REPORTAGEM? JUSTIFIQUE.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0207) Identificar e refletir sobre as questões de gênero, geracionais, preconceitos, inclusão/exclusão e violência, presentes nos jogos.
(EJAGE0203) compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
ReferênciasBERBERT, Lúcia. BRASIL OCUPA O 3º LUGAR NO MERCADO MUNDIAL DE GAMES, SEM NECESSIDADE DE INCENTIVOS. 2020. Disponível em: https://www.telesintese.com.br/brasil-ocupao3o-lugar-no-mercado-mundial-de-games-sem-necessidade-d…. Acesso em: 02 de abril de 2024.
RETONDAR, Jeferson José Moebus et al. Jogos Eletrônicos: Corporeidade, Violência E Compulsividade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 38, n. 1, p. 3-10, jan. 2016. Quadrimestral. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.12.006. Acesso em: 09 out. 2020.
Jogos violentos podem dessensibilizar a noção de violência. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/jogos-violentos-podem-dessensibilizar-a-nocao-de-violencia/>. Acesso em: 02 de abril de 2024.