ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGOS E VIOLÊNCIA
OS JOGOS ABRANGEM UMA VARIEDADE DE PRÁTICAS LÚDICAS, DESDE JOGOS DE TABULEIRO ATÉ ELETRÔNICOS, POPULARES E PRÉ-DESPORTIVOS, COM DIFERENTES DINÂMICAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS. ENTRE ESSAS MODALIDADES, OS JOGOS ELETRÔNICOS, QUE ESTÃO PRESENTES NA SOCIEDADE DESDE A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, FREQUENTEMENTE APRESENTAM CONTEÚDO VIOLENTO DE FORMA MAIS EVIDENTE, DEVIDO À SUA NATUREZA INTERATIVA E IMERSIVA, PERMITINDO QUE OS JOGADORES CONTROLEM AS AÇÕES AGRESSIVAS DOS PERSONAGENS.
SOBRE ESSA VIOLÊNCIA PRESENTE EM ALGUNS JOGOS ELETRÔNICOS, HÁ UMA CORRENTE DE PESQUISADORES QUE ARGUMENTA QUE ESSES PODEM INFLUENCIAR A ADOÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS PELOS PARTICIPANTES. PORÉM, DIVERSAS OUTRAS PESQUISAS INDICAM QUE NÃO HÁ EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SUFICIENTES PARA SUSTENTAR UMA LIGAÇÃO DIRETA ENTRE JOGOS ELETRÔNICOS VIOLENTOS E COMPORTAMENTO VIOLENTO NA VIDA REAL. ISSO SE DEVE AO FATO DE QUE A VIOLÊNCIA É UM FENÔMENO COMPLEXO, INFLUENCIADO POR UMA VARIEDADE DE FATORES, E NÃO PODE SER ATRIBUÍDA EXCLUSIVAMENTE A UM ÚNICO EVENTO OU ASPECTO ESPECÍFICO, COMO OS JOGOS ELETRÔNICOS.
DEVIDO A ESSAS INCONCLUSÕES, TORNA-SE NECESSÁRIO O USO MODERADO E CONSCIENTE DESSES JOGOS, A FIM DE EVITAR POSSÍVEIS COMPORTAMENTOS VIOLENTOS E DEPENDÊNCIA. É ESSENCIAL GARANTIR QUE ESTEJAM ASSOCIADOS APENAS À PROMOÇÃO DE INTERAÇÕES SOCIAIS SAUDÁVEIS E AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO CONCENTRAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COORDENAÇÃO MOTORA.
QUESTÃO 1
SOBRE JOGOS, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.
( ) JOGOS SÃO ATIVIDADES LÚDICAS QUE SEGUEM REGRAS ESTABELECIDAS.
( ) HÁ UMA VARIEDADE DE FORMAS DE JOGOS, ENTRE ELAS O ELETRÔNICO.
( ) OS JOGOS ELETRÔNICOS SURGIRAM COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA.
( ) OS JOGOS ELETRÔNICOS AINDA NÃO SÃO MUITO PRATICADOS NA ATUALIDADE.
QUESTÃO 2
OS JOGOS ELETRÔNICOS PODEM APRESENTAR CONTEÚDO VIOLENTO DE FORMA MAIS EXPLÍCITA DO QUE OUTROS JOGOS, PORQUE
(A) SÃO IMERSIVOS E INTERATIVOS.
(B) SÃO BASTANTE ACESSÍVEIS.
(C) NÃO SÃO REGULAMENTADOS.
(D) SÃO PRATICADOS SÓ POR ADULTOS.
QUESTÃO 3
OS JOGOS ELETRÔNICOS COMEÇARAM A FAZER PARTE DA VIDA DAS PESSOAS A PARTIR DA
(A) PANDEMIA DA PESTE NEGRA.
(B) TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
(C) PANDEMIA DO SARS-CoV-2.
(D) PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
QUESTÃO 4
LEIA:
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE O TÍTULO DA REPORTAGEM? JUSTIFIQUE.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Geografia |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0207) Identificar e refletir sobre as questões de gênero, geracionais, preconceitos, inclusão/exclusão e violência, presentes nos jogos. (EJAGE0203) compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive. |
Referências | BERBERT, Lúcia. BRASIL OCUPA O 3º LUGAR NO MERCADO MUNDIAL DE GAMES, SEM NECESSIDADE DE INCENTIVOS. 2020. Disponível em: https://www.telesintese.com.br/brasil-ocupao3o-lugar-no-mercado-mundial-de-games-sem-necessidade-d…. Acesso em: 02 de abril de 2024. RETONDAR, Jeferson José Moebus et al. Jogos Eletrônicos: Corporeidade, Violência E Compulsividade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 38, n. 1, p. 3-10, jan. 2016. Quadrimestral. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.12.006. Acesso em: 09 out. 2020. Jogos violentos podem dessensibilizar a noção de violência. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/jogos-violentos-podem-dessensibilizar-a-nocao-de-violencia/>. Acesso em: 02 de abril de 2024. |