You are currently viewing Educação Física: JOGOS ELETRÔNICOS

Educação Física: JOGOS ELETRÔNICOS

Olá, estudantes! Esta videoaula de Educação Física – para 8ª Série Eja – foi veiculada na TV no dia 12/03/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá! Você gosta e vivencia jogos eletrônicos? Esses jogos atraem grande parte do interesse de jovens e adultos, tornando-se uma das principais expressões da cultura lúdica. Por esse motivo, nesta videoaula de hoje, iremos refletir sobre as características desses jogos e sobre os aspectos positivos e negativos dessa prática, para te ajudar a construir uma leitura crítica do mundo atual. Vamos lá?

Tema: “jogos eletrônicos”. Disponível PxHere.com

Assista à videoaula abaixo com a temática JOGOS ELETRÔNICOS

Eaja – Educação Física – 8ª Série – Aula1 – Jogos Eletrônicos

Na videoaula acima, aprendemos que jogos eletrônicos são aqueles praticados através de aparelhos eletrônicos específicos como celulares, tablets, videogames e computadores. Evidenciamos, que na atualidade, esses  jogos atraem o interesse de muitos praticantes jovens e adultos, devido, principalmente,  às suas envolventes características tecnológicas.

Reconhecemos que os jogos eletrônicos não são simples práticas corporais, contribuem no desenvolvimento de diversas competências e habilidades, e é um reflexo do nosso modo de vida, dos nossos valores e da transformação da sociedade.

Entendemos que as transformações na sociedade provocadas pelos avanços tecnológicos, aliados aos interesses econômicos, levaram ao surgimento dos jogos eletrônicos, que com o desenvolvimento dos microprocessadores, das linguagens de programação e diversos equipamentos periféricos deram origem aos primeiros aparelhos específicos para a prática desses jogos, como as máquinas arcade e os consoles.

Identificamos que assim como nos jogos tradicionais, os jogos eletrônicos são baseados em regras, valores e desafios estratégicos para ação, e que um grande diferencial desses jogos, é que nos eletrônicos, a tecnologia permite jogos on-line, a combinação de diferentes linguagens midiáticas como áudios, vídeos, e diversos efeitos, tornando os jogos muito mais dinâmicos, prazerosos e difundidos, onde consequentemente, favorece o aumento de sua prática, se tornando assim umas das principais expressões da nossa cultura lúdica, que é parte importante do patrimônio cultural.

Refletimos sobre a visão baseada no senso comum, que vê os jogos eletrônicos apenas como violentos, viciantes e não educativos, e a visão crítica, que não condena a pratica, e sim estimula a vivência moderada e saudável dos jogos eletrônicos, pois acredita que eles favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas, como: atenção, concentração, memória, agilidade, pensamento estratégico e raciocínio lógico.

Para finalizar, propomos que novos estudos e reflexões sobre os jogos eletrônicos sejam feitas, buscando um olhar crítico sobre essa prática, que reconheçam que para além de um passatempo, esses jogos são um elemento importante da nossa cultura corporal, como atividades lúdicas de lazer e também como ferramenta para a aprendizagem.

ATIVIDADE 1

O tema “jogos eletrônicos” envolve uma série de termos e palavras em inglês que se incorporam ao nosso cotidiano, criando um vocabulário gamer. Faça uma pesquisa e descubra o significado das palavras abaixo:

• Software
  • Hardware
  • Arcade
  • Console
  • Players
  • Noob
  • Gamer

ATIVIDADE 2

De acordo com a realidade local, que tal vivenciar a prática de algum jogo eletrônico? Existe uma grande variedade de jogos e você pode usar o celular, tablet, videogame ou computador. Escolha um com as características que você gosta e vamos lá, agora você é player!

ATIVIDADE 3

Após estudar um pouco e vivenciar os jogos eletrônicos, reflita sobre o que você aprendeu e elabore um pequeno texto com as suas conclusões. Caso ache necessário, faça pesquisas em livros e diferentes plataformas digitais.

Referencial Bibliográfico BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Documento Curricular Goiânia Eaja 2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Matriz Estruturante Eaja 2021.
SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Educação Física escolar: um olhar sobre os jogos eletrônicos. cbce.org.br, 2021. Disponível em: <cbce.org.br./docs/cd/resumos/157.pdf> acesso em 15/02/2021.
MAGAGNIN, Cláudia Dolores Martins. Aprendizagem escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. Ufg.br, 2021. Disponível em: <files.cercomp.ufg.br/weby/up/248/o/1.4._.52_.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0703) – Refletir sobre as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias.
(EAJAEF0705) – Relacionar e analisar os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos que possibilitam a criação, difusão e prática dos jogos eletrônicos.
(EAJAEF0706) – Dialogar sobre aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos.
Língua Inglesa(EAJALI0817) Compreender a linguagem do meio digital como uma variante dinâmica da língua.