You are currently viewing Educação Física: Jogos de Tabuleiro

Educação Física: Jogos de Tabuleiro

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de catalyststuff no Freepik

Jogos de Tabuleiro

Existem diversos tipos de jogos. Temos os jogos populares e tradicionais que são as brincadeiras comuns da infância, como piques, queimada, salve bandeira etc. Existem os jogos eletrônicos, que são aqueles praticados através de algum aparelho eletrônico como celular ou videogame. E existem também os jogos de tabuleiro, entre muitos outros.

Os jogos de tabuleiro são um conjunto de jogos que são praticados através de um tabuleiro que representa o campo ou cenário do jogo; peças que representam os jogadores e itens do jogo; e dados ou cartas para direcionar as ações dos jogadores.

Esse tipo de jogo possui poucas ações corporais, mas contribui muito com o desenvolvimento de habilidades cognitivas (raciocínio lógico, estratégia etc) e habilidades emocionais (controle das emoções, saber ganhar e perder etc).

Alguns jogos de tabuleiro têm sua origem ainda na antiguidade, e já foram encontrados jogos de tabuleiro praticados desde a pré-história. Muitas dessas práticas se perderam com o fim das sociedades que os praticavam, mas outros foram se transformando ao longo dos séculos até chegarem à forma como são hoje, como o jogo de damas, o xadrez, o gamão e o jogo de trilha.

Atualmente, a prática de jogos de tabuleiro é voltada principalmente para o lazer ou como recurso didático nas escolas. Muitos ganharam diferentes versões eletrônicas, assim é possível jogar damas no celular contra a programação do aplicativo ou através da internet contra um amigo que esteja distante.

Mas, também existe a prática competitiva em torneios profissionais e amadores. Nesse sentido destaca-se o processo de esportivização do xadrez, com a criação de uma federação esportiva que organiza o ranking dos atletas e as competições oficiais em todo o mundo.

Por fim, existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Os mais tradicionais são jogos antigos, como a dama e o ludô. Mas existem jogos mais modernos, como o War e o Banco Imobiliário. E existem também os jogos RPG, que são jogos que têm como base o desenvolvimento de um drama/aventura onde os jogadores podem tomar decisões que podem mudar a trajetória e o fim das histórias.

Questão 1

Os Jogos de Tabuleiro são aqueles

(A) praticados em grandes espaços abertos e com muita movimentação corporal.

(B) praticados através apenas de aparelhos eletrônicos, como um celular.

(C) praticados através de tabuleiros, peças, dados e cartas.

(D) praticados apenas em competições oficiais.

Questão 2

Geralmente, nos jogos de tabuleiro realizamos poucas ações corporais, mas por outro lado, esse tipo de jogo pode contribuir muito para o desenvolvimento

(A) dos nossos músculos e ossos.

(B) do nosso sistema cardiorespiratório.

(C) de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico.

(D) do nosso condicionamento físico.

Questão 3

O que é o processo de esportivização do jogo de xadrez?

Questão 4

O que são jogos RPG? Você já jogou algum?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0405) Vivenciar variados jogos de tabuleiros, compreendendo as características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022