You are currently viewing Educação Física – Jogos de Tabuleiro

Educação Física – Jogos de Tabuleiro

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGOS DE TABULEIROS

Os jogos de tabuleiro fazem uso de um tabuleiro como base para o jogo e variam em termos de objetivos e complexidade. Eles incluem peças, cartas, dados e outros componentes que permitem a interação entre os jogadores. Esses jogos são regidos por regras preestabelecidas, e cada um deles tem seus próprios objetivos e características únicas. Embora a estratégia seja comum na maioria desses jogos, muitos também incluem elementos de sorte. Eles podem ser competitivos ou cooperativos e a duração de uma partida de jogo de tabuleiro pode variar amplamente.

Com uma origem que remonta a civilizações antigas e influências de várias culturas, esses jogos evoluíram e se espalharam globalmente. Hoje, eles são apreciados em suas formas tradicionais e também em versões eletrônicas.

Alguns exemplos de jogos de tabuleiro populares incluem o Ludo, Jogo da Trilha, Jogo da Onça, Banco Imobiliário, War, Jogo da Velha, Jogo Resta Um, Jogo da Vida, Dama, entre outros.

Estes jogos oferecem uma variedade de experiências e benefícios para jogadores de todas as idades. Eles proporcionam momentos de lazer e diversão, ao mesmo tempo em que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais, incluindo o raciocínio lógico, estratégia, resolução de problemas, tomada de decisões, planejamento, autocontrole, a tolerância à frustração, a empatia, a comunicação eficaz, a resiliência e a capacidade de gerenciar o estresse.

QUESTÃO 1

A principal característica dos jogos de tabuleiro é a

(A) colaboração intensa entre os competidores em todos os jogos.

(B) utilização de um tabuleiro como base para jogabilidade.

(C) duração extremamente prolongada em todas as partidas.

(D) necessidade de jogar em um dispositivo eletrônico.

QUESTÃO 2

Há uma variedade de jogos de tabuleiro disponíveis. Um exemplo é a\o

(A) bobinho.

(B) dama.

(C) dardos.

(D) estafeta.

QUESTÃO 3

War é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo a conquista de territórios em um tabuleiro que tem como fundo o mapa político mundial. Para melhor compreender o contexto, o que se entende por “mapa político”?

QUESTÃO 4

Sobre os benefícios dos jogos de tabuleiro, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.

(    ) Contribuem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

(    ) Proporcionam momentos de lazer e diversão. 

(    ) Tendem a promover o isolamento social.

(    ) Favorece o aprimoramento da força muscular.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0306) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
(EJAGE0318) Identificar os diferentes tipos de mapas, seus elementos norteadores e as possibilidades de correlação com o lugar.
ReferênciasBARBOZA, B. S. S. A utilização do jogo War para trabalhar o território no ensino de geografia: experiência a partir do estágio supervisionado/ UEPB. dspace.bc.uepb.edu.br, 20 dez. 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12419. Acesso em 19 de setembro de 2023. 
BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 19 de setembro de 2023.