You are currently viewing Educação Física: JOGOS DE SALÃO E ELETRÔNICOS!

Educação Física: JOGOS DE SALÃO E ELETRÔNICOS!

Olá, estudantes! Esta videoaula de Educação Física – para 7ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 12/03/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Existem vários tipos de jogos, os tradicionais, de salão e eletrônicos, e todos esses podem ter características tanto cooperativas e competitivas. Na videoaula de hoje, vamos analisar alguns desses jogos, refletir acerca das transformações de suas características em função do avanço tecnológico, bem como conhecer os aspectos positivos e negativos dessas práticas.

Tema “dominó”. Disponível em pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temáticaJOGOS DE SALÃO E ELETRÔNICOS

Eaja – Educação Física – 7ª Série – Aula 1 – Jogos de Salão e Jogos Eletrônicos

Na videoaula acima, entendemos que jogos como Damas, Dominó e Cartas são exemplos de jogos de salão, que são aqueles geralmente praticados em uma mesa, com tabuleiros e peças, individualmente, em duplas ou em pequenos grupos. Salientamos que esse tipo de jogo requer muita atenção, raciocínio e estratégia, e que já foram muito praticados em praças públicas e salões de clubes como uma forma de lazer e até mesmo como competição. Refletimos ainda o porque esses jogos vem perdendo espaço para os jogos eletrônicos, que são aqueles praticados através de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, videogames e computadores.

Apontamos que essa perda de interesse ocorre principalmente pelas características dos jogos eletrônicos que tem como base as inovações tecnológicas, onde muitas características dos jogos de salão estão presentes nos eletrônicos como regras, valores e desafios estratégicos para ação, mas a tecnologia permite aos jogos eletrônicos a combinação de diferentes linguagens como vídeos, sons, e efeitos diversos que tornam os jogos muito mais dinâmicos, prazerosos e atrativos.

Pontuamos ainda que a maior adesão aos jogos eletrônicos se dá ao fato deles estarem sempre à mão através do celular, podendo ser jogados em qualquer lugar, e para além disso, com o desenvolvimento da internet possibilitou nos últimos anos o recurso do jogo online, onde os jogadores interagem não apenas com o software, mas também com outros jogadores que podem estar conectados de qualquer local do mundo, criando redes de amizade e comunidades específicas.

Constatamos que os jogos eletrônicos não possuem aspectos positivos ou negativos em si, esses valores estão associados a forma como se pratica esses jogos. Explanamos sobre a visão baseada no senso comum, que vê os jogos eletrônicos apenas como violentos, viciantes e não educativos, e reforçamos a necessidade de superar essa visão e obter uma visão mais crítica sobre esse jogos, onde o seu uso moderado e supervisionado, podem contribuir para o desenvolvimento social e de habilidades como atenção, concentração, memória, agilidade, pensamento estratégico, raciocínio lógico e coordenação motora.

Concluímos que os jogos de salão e eletrônicos, mesmo com aspectos positivos e negativos, fazem parte da nossa cultura corporal e é patrimônio cultural que forma nossa identidade.

Atividade 1

Um famoso jogo de salão é do Dominó. Você conhece? Ele faz parte da nossa cultura corporal. É um jogo de estratégia e raciocínio que pode ser jogado por 2 ou até 4 pessoas. Assista ao vídeo do abaixo explicando como se joga e em seguida, vivencie uma partida de dominó. Chame seus familiares para participarem com você. Divirta-se!

Dominó – Canal: Professor Luciano – Disponível em: Dominó – YouTube

Atividade 2

“Os jogos de salão, importante elemento da nossa cultura corporal, vem perdendo espaço para a prática de jogos eletrônicos”. Qual a sua opinião sobre essa afirmação? Converse com seus familiares sobre o assunto e faça pesquisas, caso ache necessário.

Referencial BibliográficoBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Documento Curricular Goiânia Eaja 2021.
Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte. Matriz Estruturante Eaja 2021.
SILVEIRA, Guilherme Carvalho Franco da. Educação Física escolar: um olhar sobre os jogos eletrônicos. cbce.org.br, 2021. Disponível em: <cbce.org.br./docs/cd/resumos/157.pdf> acesso em 15/02/2021.
MAGAGNIN, Cláudia Dolores Martins. Aprendizagem escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. Ufg.br, 2021. Disponível em: <files.cercomp.ufg.br/weby/up/248/o/1.4._.52_.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0702) Vivenciar variados jogos de salão, analisando e apropriando das características técnicas, táticas, regras e objetivos.
(EAJAEF0703) Refletir sobre as transformações nas características dos jogos em função dos avanços da tecnologia.
(EAJAEF0706) Dialogar sobre aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos.
Língua Portuguesa(EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.