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Educação Física: Jogos de matrizes indígenas e africanas

Olá, estudante! Esta videoaula de  EDUCAÇÃO FÍSICA – para 5ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 05/03/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nosso povo possui uma herança cultural diversificada, formada inicialmente pela miscigenação étnica envolvendo nossos povos indígenas, europeus e africanos. Porém, parte dessa herança ainda é discriminada por muitos brasileiros. Reconhecer a violência na qual foram historicamente impostos e valorizar as contribuições dos povos indígenas e africanos na formação da nossa cultura e identidade é fundamental para a superação de preconceitos e atitudes discriminatórias que geram violência, assim como uma oportunidade para conhecer e aprender novos valores e modos de vida.


Assista à videoaula abaixo com a temática JOGOS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS.

Eaja – Educação Física – 5ª Série – Aula 1 – Jogos de Matrizes Indígenas e Africanas

No vídeo acima, aprendemos que somos um povo que possui uma cultura diversificada e fortemente caracterizada pela miscigenação étnica. Temos uma herança cultural rica com objetos, valores, receitas, jogos, esportes, brincadeiras, danças, lutas e histórias que formam o nosso patrimônio cultural material e imaterial.

Compreendemos que quando falamos de patrimônio cultural material, nos referimos a bens físicos, que podemos tocar e que podem ser destruídos com a ação do tempo. Já quando falamos de patrimônio cultural imaterial, o enfoque está nas expressões culturais e tradições.

Refletimos que mesmo a nossa cultura tendo sido fundamentada na miscigenação de asiáticos, europeus, africanos e povos indígenas, os dois últimos grupos não são devidamente reconhecidos e valorizados por grande parte da população, e ainda são tratados com preconceito e discriminação, gerando para além da alienação de um povo da sua cultura e origem, formas de violência e agressão.

E aí, o que você acha que deve-se fazer para combater e superar essas situações? Reconhecermos e valorizarmos a ancestralidade brasileira, assim compreender que somos sujeitos de direitos, e também de deveres, talvez seja um caminho. Mas como podemos fazer isso?

Sugerimos que uma boa maneira é vivenciar, fruir e analisar jogos de matrizes indígenas e africanas, pois estes vão nos oportunizar, de maneira lúdica, conhecer melhor nossas raízes e nossa identidade cultural. Além disso, é uma oportunidade de saber mais sobre o como era o modo de vida, valores e atitudes dessas antigas populações, auxiliando na busca por uma sociedade mais cooperativa e solidária.

Então, vamos praticar?

ATIVIDADE 1

Existem jogos de origem indígena que há muito tempo fazem parte da nossa cultura corporal. Um bom exemplo que talvez você não saiba, é a Peteca. Outros Jogos ainda são mais comuns às regiões pertencentes a comunidades indígenas, como o Arranca Mandioca, o Jogo do Gavião e Passarinhos. Assista ao vídeo do professor Luciano, demonstrando o jogo Arranca Mandioca, que é de origem indígena e muito praticado, principalmente, na região norte do Brasil.

Jogo Arranca Mandioca – Canal: Professor Luciano – Disponível em: jogo arranca mandioca – YouTube

Atividade 2

Agora é a sua vez de vivenciar o jogo Arranca Mandioca aí na sua casa! Chame seus familiares para participarem com você. Neste jogo haverá um participante, que será o “arranca”, e os demais, que serão as “mandiocas”. Você irá precisar de um lugar livre para as “mandiocas” sentarem no chão, em fila e agarrados um aos outros. O primeiro da fila deverá se prender em algo firme, enquanto o “arranca” tenta arrancá-los, um por vez, do chão. A diversão está na disputa de forças e nas estratégias desenvolvidas entre quem quer arrancar e quem quer se manter sentado. Divirtam-se!

Atividade 3

Gostou de vivenciar o Arranca Mandioca? Esse jogo, que carrega o nome de um alimento típico das culturas indígenas, representa para a comunidade força, valentia e coragem. Vamos descobrir mais sobre os jogos de matriz indígena e sua representatividade? Para isso, faça pesquisas e converse sobre o assunto com os seus familiares e colegas de sala.

Atividade 4

Já aprendemos um pouco mais sobre os jogos de matriz indígena, agora, vamos conhecer um jogo que surgiu inspirado na cultura africana. Do jogo africano Matacuzana nasceu um dos mais tradicionais jogos da cultura corporal brasileira, o Jogo das Três Marias ou Jogo Baliza ou Jogo das Pedrinhas, nomes estes que variam conforme a região do país. O jogo consiste em  jogar pedrinhas para cima e recolhê-las ainda no ar, enquanto se recolhe outras do chão. Assista ao vídeo do Professor Luciano e aprenda a jogá-lo.

Jogo de origem Africana – Canal: Professor Luciano – Disponível em: Jogo de Origem africano Baliza – YouTube

Atividade 5

Agora que aprendeu a jogar o Jogo das Pedrinhas, desafie um familiar a vivenciar com você e divirtam-se. Lembre-se que nesse jogo não existem vencedores ou vencidos, existe apenas o desafio a ser enfrentado e a alegria de tentar e conseguir.

Atividade 6

Após todos os estudos e vivências corporais que realizamos nessa videoaula, sobre os jogos de matrizes indígenas e africanas, reflita e responda as questões abaixo em seu caderno. Caso ache necessário, faça pesquisas em livros e em plataformas digitais.

  • Como você vê a contribuição dos povos indígenas e africanos para a formação do patrimônio cultural imaterial do Brasil?
  • Você se sente herdeiro e representado pelas contribuições culturais dos povos indígenas e africanos?
  • Como o reconhecimento e valorização das diversas contribuições culturais, deixadas pelos povos indígenas e africanos na formação da identidade cultural brasileira, podem contribuir para a superação da violência decorrente de preconceitos e atitudes discriminatórias?

Bom trabalho!


Referências ALENCAR-FILHO, Antonio. A Cultura Corporal Afro e Afro-Brasileira como Identidade Cultural: no Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
BARROS, Mariana Silva. Práticas Pedagógicas e Educação Física Escolar: Proposta de Currículo Emancipatório na Educação de Jovens e Adultos. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0401) Vivenciar e valorizar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EAJAEF0509) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos jogos, propondo compreensão e superação dos mesmos.
Arte(EAJAAR0513) Pesquisar e ampliar a compreensão sobre a diversidade cultural presente em festas, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EAJAAR0517) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas
História(EAJAHI0512) Conhecer o conceito de patrimônio material e imaterial.