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EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA

OS INDÍGENAS SÃO CONSIDERADOS OS PRIMEIROS HABITANTES DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, SÃO OS POVOS ORIGINÁRIOS. POSSUEM UMA PRESENÇA HISTÓRICA QUE DATA A MILHARES DE ANOS ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS. SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO É INEGÁVEL E PODE SER VISTA EM DIVERSOS ASPECTOS DA CULTURA, DA LÍNGUA, CULINÁRIA, IDENTIDADE NACIONAL E DAS PRÁTICAS CORPORAIS, COMO OS JOGOS.

EXISTEM VÁRIOS JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA QUE FORAM CRIADOS E PRATICADOS POR DIFERENTES ETNIAS AO LONGO DA HISTÓRIA. CADA JOGO APRESENTA CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, QUE REFLETEM AS PARTICULARIDADES CULTURAIS DOS GRUPOS QUE OS CRIARAM. PORÉM, EM TODOS OS JOGOS, ALGUNS ASPECTOS SÃO SEMELHANTES, COMO: CONEXÃO COM A NATUREZA E SIMBOLISMO. ALGUNS EXEMPLOS DESSES JOGOS, SÃO: ARCO E FLECHA, ZARABATANA, CAMA DE GATO, JOGO DA ONÇA E PETECA.

QUESTÃO 1

NO TERRITÓRIO GOIANO, EXISTEM VÁRIAS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUE POSSUEM UMA RELAÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL COM O ESTADO. ALGUMAS DESSAS PRINCIPAIS COMUNIDADES SÃO AS INDÍGENAS. QUAIS SÃO ESSAS ETNIAS ALDEADAS EM GOIÁS? O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELAS?

QUESTÃO 2

OS POVOS INDÍGENAS PRESERVAM TRADIÇÕES ANCESTRAIS, COMO AS PRÁTICAS CORPORAIS, QUE FORAM TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E MANTIDAS VIVAS ATÉ HOJE. CITE O NOME DE ALGUMAS DESSAS PRÁTICAS.

QUESTÃO 3

UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA É A/O

(A) IMAGINAÇÃO.

(B) SIMBOLISMO.

(C) PRODUTIVIDADE.

(D) AGRESSIVIDADE.

QUESTÃO 4

A PRESERVAÇÃO E RESGATE DOS JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA VALORIZA A CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS E CONTRIBUI PARA A/O
(A) A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS RESPEITOSA, JUSTA E INCLUSIVA.
(B) CRESCIMENTO DO ISOLAMENTO DOS INDÍGENAS ALDEADOS.
(C) O FORTALECIMENTO DA DISCRIMINAÇÃO, DO RACISMO E PRECONCEITO.
(D) A EVOLUÇÃO DOS MESMOS PARA SE TORNAREM ESPORTES OLÍMPICOS.


AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0201) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJAGE0201) Identificar os diferentes povos e comunidades tradicionais brasileiros seus modos de vida em lugares distintos, com ênfase no território goiano.
ReferênciasBRASIL, Ministérios dos Povos Indígenas. Disponível em: Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br). Acesso em 01 de abril de 2023.
SILVA, L. G.; LIMA, S. C.; SOUZA, E. A. Povos Karajá, Tapuio E Avá-Canoeiro: Desafios De (Re)Existência. Revista Temporis [Ação] (Periódico acadêmico de História, Letras e Educação da Universidade Estadual de Goiás). Cidade de Goiás; Anápolis. V. 18, N. 01, p. 146-171 de 269, jan/jun, 2018. Disponível em: https://sagresonline.com.br/wp-content/uploads/2023/01/SILVA_LIMA_SOUZA_indigenas-em-Goias_2018-1.pdf. Acesso em: 01 de abril de 2023.
 MENEZES, Arliene Stephanie. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da lei 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza : Aliás, 2021.