You are currently viewing Educação Física: Jogos Cooperativos

Educação Física: Jogos Cooperativos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de pch.vector no Freepik

Jogos Cooperativos

Os jogos são práticas corporais lúdicas. Mas, apesar de parecerem ser só brincadeiras, os jogos podem nos ensinar valores sociais importantes e melhorar nossa qualidade de vida.

Como prática de lazer, os jogos podem contribuir muito para a nossa qualidade de vida, especialmente para a saúde do trabalhador. Pois, práticas de lazer regulares são indispensáveis para combater o estresse, a ansiedade, a depressão e até o sedentarismo provocados pelo trabalho.

E assim como outras práticas corporais, os jogos também reproduzem e nos ensinam valores sociais, conforme as características de cada sociedade e época.

Grande parte dos jogos são práticas competitivas e reproduzem valores ligados à busca pela vitória, à superação dos concorrentes etc. Valores que são importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade, mas que podem criar situações excludentes e/ou discriminatórias.

Por outro lado, existem os jogos cooperativos que também nos ensinam valores importantes e necessários para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Os jogos cooperativos são aqueles onde o objetivo não é ganhar ou superar o outro, mas agir em conjunto com o outro para que todos possam atingir um determinado objetivo comum ou superar algum desafio.

Agir de forma cooperativa é fundamental em diversos setores da sociedade e até da vida particular e familiar. É preciso cooperar no trabalho para que a produtividade seja satisfatória, é preciso cooperar para termos um trânsito de veículos com mais agilidade e segurança, é preciso cooperar nos afazeres da casa e na criação dos filhos e netos, é preciso cooperar na escola para que todos possam aprender mais etc.

Portanto, os jogos cooperativos são uma grande oportunidade para refletirmos sobre os valores da nossa sociedade, de quando como e quanto precisamos ser competitivos e ou cooperativos para contribuirmos com o desenvolvimento da nossa sociedade.

Questão 1

Os Jogos Cooperativos são práticas corporais

(A) lúdicas e que nos ensinam valores sociais importantes.

(B) competitivas e que nos ensinam derrotar o outro.

(C) competitivas e que ensinam valores sociais importantes.

(D) lúdicas, mas que não ensinam nada.

Questão 2

A principal característica dos Jogos Cooperativos é

(A) o trabalho em conjunto para cada um atingir seu próprio objetivo.

(B) o trabalho individual para atingir a vitória.

(C) o trabalho coletivo para prejudicar o adversário.

(D) o trabalho em conjunto para atingir um objetivo comum.

Questão 3

Por que os jogos enquanto práticas de lazer são atividades importantes para a saúde do trabalhador?

Questão 4

Em que situações da vida profissional, social ou familiar a cooperação pode contribuir com o desenvolvimento da sociedade?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0601) Reconhecer, valorizar e vivenciar os jogos cooperativos
(EJAEF0607) Relacionar os jogos aos aspectos econômicos, políticos, sociais, éticos entre outros, problematizando os preconceitos e modismos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022