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Educação Física: Jogos Antigos Novas Tecnologias

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/composicao-de-jogos-de-tabuleiro-on-line_4301453.htm#fromView=search&page=1&position=39&uuid=4b1e2300-570a-4b0b-a894-ed4d253746a8

Jogos Antigos Novas Tecnologias

No Brasil, praticamos vários jogos de tabuleiros diferentes. Muitos deles criados e praticados desde a antiguidade, evoluindo ao longo dos séculos conforme as características de cada sociedade que os praticam e os recriam.

São jogos como damas, xadrez, gamão, ludo etc. Todos esses jogos existem a séculos e foram criados em outras culturas, porém foram introduzidos e bem aceitos na nossa sociedade.

Agora, na atualidade, nossa sociedade passa por grandes mudanças que têm como base o rápido avanço das tecnologias. E essas mudanças também alcançaram grande parte dos jogos de tabuleiro que já praticamos a muito tempo, modificando as características dos jogos e a forma como jogamos.

O avanço da tecnologia tem contribuído bastante para a democratização dessas práticas recreativas, pois antes da tecnologia era necessário se encontrar pessoalmente e ter o tabuleiro com todas as suas peças para que pudéssemos jogar.

Nas versões eletrônicas, os jogos de tabuleiro como damas, xadrez e ludo ganham novas características, como:

a) Possibilidade de jogar presencialmente ou de forma remota ou on-line através da internet;

b) Não há mais a necessidade de se ter um tabuleiro e todas as peças, basta baixar o jogo no celular, tablete ou computador;

c) Além das possibilidades de se jogar presencialmente ou on-line ainda podemos jogar sozinhos contra a programação do aplicativo, que atualmente contam até mesmo com inteligência artificial para elaborar as jogadas;

d) Geralmente, os jogos são programados com diferentes níveis de dificuldade, atendendo assim tantos iniciantes quanto jogadores mais experientes;

e) Os jogos contam com recursos multimídia, que os tornam muito mais interessantes, como: sons, luzes, efeitos especiais, prêmios, bônus e até recompensas.

f) E ainda mais, é possível criar e participar de comunidades nas redes sociais voltadas para determinados jogos;

Portanto, o avanço da tecnologia está aí, agora basta se inserir nesses avanços e praticar antigos jogos com as novas tecnologias.

Questão 1

A respeito dos jogos de tabuleiro podemos afirmar que no Brasil

(A) praticamos vários jogos de tabuleiro diferentes

(B) praticamos poucos jogos de tabuleiro

(C) praticamos somente jogos de tabuleiro de origem nacional

(D) não praticamos jogos de tabuleiro de outros países

Questão 2

O avanço da tecnologia é uma das principais características da sociedade da nossa época. Esse desenvolvimento tecnológico também alcançou os jogos de tabuleiro que costumávamos jogar. Com relação ao avanço da tecnologia nos jogos de tabuleiro podemos afirmar que

(A) o avanço da tecnologia põe fim a prática desses jogos.

(B) o avanço da tecnologia tornou a prática desses jogos mais difícil.

(C) o avanço da tecnologia contribui para a democratização dessas práticas recreativas.

(D) o avanço da tecnologia não deveria se envolver com jogos de tabuleiro.

Questão 3

O avanço da tecnologia também alcançou os jogos de tabuleiro, modificando as características desses jogos. Descreva algumas das transformações que ocorreram na prática de jogos de tabuleiro nas versões eletrônicas:

Questão 4

Como a inteligência artificial pode ser usada na construção e prática de jogos de tabuleiro nas versões eletrônicas?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0603) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022