You are currently viewing Educação Física – JOGO DE SALÃO: DAMAS

Educação Física – JOGO DE SALÃO: DAMAS

Olá! Esta aula de Educação Física é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Nesta aula de hoje, iremos dialogar sobre jogos de salão, mais especificadamente o jogo DAMAS, conhecendo um pouco mais sobre suas características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática JOGO DE SALÃO: DAMAS

Eaja – Educação Física – 5ª Série – Aula 5 – JOGO DE SALÃO: DAMA

Na videoaula acima, aprendemos que jogos são práticas corporais lúdicas, ou seja, divertidas e voltadas para o lazer, que representam e reproduzem os valores e o modo de vida da sociedade, e fazem parte da nosso patrimônio cultural imaterial.

Entendemos que existem vários tipos de jogos: populares, os eletrônicos e os de salão. Este último é praticado em lugares que não demandam muito espaço, geralmente, sobre uma mesa e com uso de tabuleiros, cartas, dados e diferentes tipos de peças.

Pontuamos que o jogo de DAMAS surgiu por volta de quatro mil anos atrás no Egito, mas logo se espalhou para países europeus, e até então era destinado apenas às mulheres.

Compreendemos que o JOGO DE DAMAS possui 24 peças no total, sendo 12 peças claras para um jogador e 12 peças escuras para o outro jogador, e mais um tabuleiro quadriculado de 64 casas alternadamente claras e escuras. O objetivo do jogo é capturar todas as peças do adversário ou imobilizá-las. As peças se movem somente na diagonal, e sobre as casas pretas, apenas uma casa de cada vez. Havendo espaço vazio após a peça do adversário, você pode saltá-la ocupando o espaço vazio e assim capturá-la. Você pode em um movimento de sequência capturar mais de uma peça, desde que haja espaços vazios entre as peças do adversário. Se uma peça chegar até a última linha do lado oposto de onde iniciou a partida, ela se torna uma Dama e pode andar várias casas de uma vez só, e pode também se movimentar para frente e para trás, desde que seja na diagonal.

ATIVIDADE 1

Agora que você já aprendeu as regras do jogo de damas, que tal uma partida? Se você não tem um tabuleiro, você pode fazer o seu. Pegue uma folha ou papelão e corte no tamanho de quadrado na medida de 35cmx35cm. Posteriormente, com ajuda de uma régua, desenhe 64 quadrados, ou seja, trace 8 linhas na vertical e 8 na horizontal. Depois de desenhados os quadrados, pinte-os, alternadamente, com duas cores contrastes, como: preto e branco. Seu tabuleiro deverá ficar igual ao da imagem abaixo:

Fonte: pixabay.com

Para fazer as peças, você pode usar tampinha de garrafas ou até mesmo pedrinhas. O importante é realizar a atividade, se divertir e desenvolver suas habilidades cognitivas traçando estratégias para superar o jogo do adversário.

ATIVIDADE 2

Assim como o jogo de damas, algumas lutas, boneca e carrinho, foram atividades socialmente criadas e direcionadas para a prática de meninos ou meninas. Qual sua opinião sobre o assunto? Dialogue e reflita com seus familiares sobre os papéis do homem e da mulher impostos por uma sociedade patriarcal e suas implicações nas relações de gênero no cotidiano, principalmente no que se refere as práticas corporais.

ATIVIDADE 3

Leia o texto abaixo:

Agora responda em seu caderno:

  • Qual é a ideia central do texto?
  • O que você compreendeu sobre o texto?
  • Qual sua opinião sobre a participação de mulheres no esporte?

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0505) Vivenciar variados jogos de salão, conhecendo as características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos.
(EAJAEF0509) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos jogos, propondo compreensão e superação dos mesmos.
Língua Portuguesa(EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido.