You are currently viewing Educação Física: Jiu Jitsu Brasileiro

Educação Física: Jiu Jitsu Brasileiro

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de pikisuperstar no Freepik

Jiu Jitsu Brasileiro

No Brasil, praticamos diferentes estilos de lutas, muitas delas criadas em culturas distantes e que chegaram aqui após séculos sendo praticadas em suas regiões de origem. E existem também estilos de lutas criadas aqui mesmo, como é o caso da capoeira, da luta marajoara e do Jiu jitsu brasileiro(JJB).

O Jiu Jitsu é uma forma de luta criada no Japão e trazida até o Brasil no início do século XX. Aqui o estilo foi transformado e deu origem a uma nova forma de luta, o jiu jitsu brasileiro (JJB).

Não se sabe ao certo qual foi a origem do jiu jitsu. Muitos afirmam que essa forma de luta surgiu de outras praticadas na antiguidade ao longo dos territórios que hoje conhecemos como Índia e China. Mas, fato é que o jiu jitsu se firmou como prática corporal e importante elemento cultural no Japão e por muitos séculos a prática e o ensino do jiu jitsu era permitida somente ao povo japonês, ou seja, nenhum japonês poderia ensinar jiu jitsu a um estrangeiro.

No início do século XX um grande mestre de jiu jitsu, Mitsuyo Maeda, veio morar no Brasil, e devido à grande amizade que estabeleceu aqui com a família Gracie, passou-lhes a ensinar as técnicas da “arte suave”. Contudo, as técnicas originais do jiu jitsu eram voltadas para somente para os combates agarrados, com golpes como estrangulamentos, torções e diferentes tipos chaves.

A família Gracie, em especial Carlos e Hélio Gracie, aprenderam as técnicas ensinadas por Maeda e mudaram algumas regras associando às técnicas japonesas novos golpes, assim foi criado o jiu jitsu brasileiro, uma forma de luta que prepara o lutador para enfrentar qualquer outro estilo de luta, seja ele um estilo de luta agarrada ou a média distância com golpes como socos e chutes e até pisões.

O JJB se tornou um estilo de luta reconhecido no mundo inteiro, por lutadores não só de jiu jitsu como também de muitas outras formas de luta.

Após desenvolverem suas as técnicas, os Gracie se lançaram em inúmeros desafios de vale-tudo contra os mestres das mais diferentes formas de lutas praticadas no Brasil, sagrando-se vitoriosos em quase todos os combates.

Essa série de desafios acabou dando origem a uma outra nova forma de lutar conhecida atualmente como MMA ou Mixed Martial Arts.

Questão 1

No Brasil, praticamos diversos estilos de lutas, muitas delas criadas a muito tempo e em países bem distantes. Mas, existem também as lutas criadas aqui no Brasil. São exemplos de lutas brasileiras

(A) judô, capoeira e karatê

(B) kung fu, luta marajoara e sumô

(C) muay thai, boxe e Jiu Jitsu Brasileiro

(D) capoeira, luta marajoara e jiu jitsu brasileiro

Questão 2

O Jiu Jitsu foi, por muitos anos, praticado somente no Japão. Mas, no início do século XX um grande mestre japonês veio morar no Brasil e acabou ensinando as técnicas dessa luta aos brasileiros. Como resultado surgiu um novo estilo de luta que passou a ser chamado de JJB. O mestre japonês que trouxe o jiu jitsu para o Brasil foi

(A) Yip Man

(B) Bruce Lee

(C) Jogos Kano

(D) Mitsuyo Maeda

Questão 3

Quais as principais características do Jiu Jitsu brasileiro que o diferencia do Jiu Jitsu tradicional japonês?

Questão 4

Como o Jiu Jitsu Brasileiro acabou criando uma nova forma de competição de luta que ficou conhecida como MMA (martial mix arts)?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a or

Origem do Jiu Jitsu Brasileiro

Canal Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/z30izEKAqdI
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0632) Vivenciar e compreender as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
(EAJAEF0633) Identificar e relacionar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/