You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – HISTÓRIA DA GINÁSTICA

EDUCAÇÃO FÍSICA – HISTÓRIA DA GINÁSTICA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

FONTE: Macrovector, Freepik. Disponível em: http://l1nq.com/ha728. Acesso em 14/02/2023.

HISTÓRIA DA GINÁSTICA

A GINÁSTICA É UMA DAS PRÁTICAS CORPORAIS MAIS ANTIGAS CONHECIDAS PELA HUMANIDADE.

AO LONGO DA HISTÓRIA, ELA PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES, REFLETINDO AS NECESSIDADES E OBJETIVOS DA SOCIEDADE EM CADA PERÍODO. JÁ FOI UTILIZADA PARA SOBREVIVÊNCIA, FORMAÇÃO DE CIDADÃOS, FORTALECIMENTO DE GUERREIROS E ATÉ MESMO PROIBIDA.

HOJE, É VISTA COMO UMA PRÁTICA BASTANTE DEMOCRÁTICA. ELA PODE SER PRATICADA POR DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS, COMO ATIVIDADE ESPORTIVA OU EXERCÍCIO FÍSICO, QUE PODE CONTRIBUIR PARA A ESTÉTICA, LAZER, SAÚDE E A SOCIALIZAÇÃO DOS PRATICANTES.

QUESTÃO 1

A GINÁSTICA, ENQUANTO ATIVIDADE FÍSICA, ESTÁ PRESENTE NA HUMANIDADE DESDE A PRÉ-HISTÓRIA. PORÉM, FOI EM UM PAÍS EUROPEU, NA ANTIGUIDADE, QUE A GINÁSTICA GANHOU GRANDE DESTAQUE. O NOME DO PAÍS É

(A) BRASIL.

(B) JAPÃO.

(C) GRÉCIA.

(D) ESTADOS UNIDOS.

QUESTÃO 2

NA ATUALIDADE, EXISTEM DIVERSAS MODALIDADES DE GINÁSTICA. PODEMOS CLASSIFICÁ-LAS EM 

(A) COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS.

(B) ESPORTIVIZADAS E LÚDICAS.

(C) DEMONSTRATIVAS E NÃO COMPETITIVAS.

(D) COMPETITIVAS E LÚDICAS.

QUESTÃO 3

LEIA A LISTA ABAIXO: 

   FONTE: LISTAS – CANVA.COM (EDITADO). DISPONÍVEL EM: https://www.canva.com/design/DAFbTdWAfDY/UX8ZkBOoYAAO0UcMscuMPg/edit

AGORA SEPARE OS ITENS DA LISTA EM MODALIDADES COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS:

MODALIDADES COMPETITIVASMODALIDADES NÃO COMPETITIVAS

QUESTÃO 4

ESCREVA, NA LINHA DO TEMPO ABAIXO, PALAVRAS QUE REPRESENTEM A GINÁSTICA EM CADA PERÍODO HISTÓRICO.

FONTE: LINHA DO TEMPO – CANVA.COM (EDITADO). DISPONÍVEL EM: https://www.canva.com/design/DAFbTXfntQU/4LoTCgSU-qeRQtLLNMCP-w/edit

AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0114) Conhecer e identificar a ginástica nas suas origens e evolução histórica estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EJALP0102) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.
ReferênciasOLIVEIRA, N. R. C.; LOURDES,  O. F. C. Ginástica Geral na Escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 221-230, 2004.
SOARES, C. L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2004.