ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

HISTÓRIA DA GINÁSTICA
A GINÁSTICA É UMA DAS PRÁTICAS CORPORAIS MAIS ANTIGAS CONHECIDAS PELA HUMANIDADE.
AO LONGO DA HISTÓRIA, ELA PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES, REFLETINDO AS NECESSIDADES E OBJETIVOS DA SOCIEDADE EM CADA PERÍODO. JÁ FOI UTILIZADA PARA SOBREVIVÊNCIA, FORMAÇÃO DE CIDADÃOS, FORTALECIMENTO DE GUERREIROS E ATÉ MESMO PROIBIDA.
HOJE, É VISTA COMO UMA PRÁTICA BASTANTE DEMOCRÁTICA. ELA PODE SER PRATICADA POR DIFERENTES GRUPOS DE PESSOAS, COMO ATIVIDADE ESPORTIVA OU EXERCÍCIO FÍSICO, QUE PODE CONTRIBUIR PARA A ESTÉTICA, LAZER, SAÚDE E A SOCIALIZAÇÃO DOS PRATICANTES.
QUESTÃO 1
A GINÁSTICA, ENQUANTO ATIVIDADE FÍSICA, ESTÁ PRESENTE NA HUMANIDADE DESDE A PRÉ-HISTÓRIA. PORÉM, FOI EM UM PAÍS EUROPEU, NA ANTIGUIDADE, QUE A GINÁSTICA GANHOU GRANDE DESTAQUE. O NOME DO PAÍS É
(A) BRASIL.
(B) JAPÃO.
(C) GRÉCIA.
(D) ESTADOS UNIDOS.
QUESTÃO 2
NA ATUALIDADE, EXISTEM DIVERSAS MODALIDADES DE GINÁSTICA. PODEMOS CLASSIFICÁ-LAS EM
(A) COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS.
(B) ESPORTIVIZADAS E LÚDICAS.
(C) DEMONSTRATIVAS E NÃO COMPETITIVAS.
(D) COMPETITIVAS E LÚDICAS.
QUESTÃO 3
LEIA A LISTA ABAIXO:

AGORA SEPARE OS ITENS DA LISTA EM MODALIDADES COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS:
MODALIDADES COMPETITIVAS | MODALIDADES NÃO COMPETITIVAS |
QUESTÃO 4
ESCREVA, NA LINHA DO TEMPO ABAIXO, PALAVRAS QUE REPRESENTEM A GINÁSTICA EM CADA PERÍODO HISTÓRICO.

Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0114) Conhecer e identificar a ginástica nas suas origens e evolução histórica estabelecendo relações com a sociedade atual. (EJALP0102) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais. |
Referências | OLIVEIRA, N. R. C.; LOURDES, O. F. C. Ginástica Geral na Escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 221-230, 2004. SOARES, C. L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2004. |