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EDUCAÇÃO FÍSICA – HIIT

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

HIIT

O SEDENTARISMO É UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO, FREQUENTEMENTE JUSTIFICADO PELA FALTA DE TEMPO EM MEIO A UMA VIDA AGITADA. NO ENTANTO, NÃO É UMA JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL, JÁ QUE EXISTEM PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EFICAZES DE EM MÉDIA 30 MINUTOS DE DURAÇÃO, COMO O HIIT (TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE).

O HIIT ENVOLVE SESSÕES CURTAS DE TREINOS COM EXERCÍCIOS INTENSOS INTERCALADOS COM PERÍODOS DE DESCANSO, ADAPTÁVEIS A DIVERSOS INDIVÍDUOS E FINS, COMO EMAGRECIMENTO, PERFORMANCE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. ESSE TREINAMENTO É ACESSÍVEL A TODOS, POIS PODE ADAPTAR O TIPO DE PROTOCOLO UTILIZADO AOS OBJETIVOS, NECESSIDADES E LIMITAÇÕES INDIVIDUAIS DOS PRATICANTES.

QUESTÃO 1

É CARACTERÍSTICO DO HIIT

( ) PROLONGADOS PERÍODOS DE EXERCÍCIO CONTÍNUO.

( ) EXERCÍCIOS COM BAIXA INTENSIDADE EM TODO TREINO.

( ) CURTOS PERÍODOS DE EXERCÍCIO DE ALTA INTENSIDADE.

( ) PAUSAS LONGAS E SEMPRE ATIVAS ENTRE OS INTERVALOS.

QUESTÃO 2

O HIIT É INDICADO

( ) APENAS PARA ATLETAS PROFISSIONAIS.

( ) EXCLUSIVAMENTE PARA IDOSOS.

( ) PARA TODOS QUE DESEJAREM.

( ) SÓ PARA PRATICANTES INICIANTES.

QUESTÃO 3

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

PASSIVOSINTENSIDADEDESCANSOALTACURTA
AS SESSÕES DE TREINAMENTO HIIT SÃO DE ___________ DURAÇÃO, COM BREVES PERÍODOS DE EXERCÍCIO DE _____________ INTENSIDADE, ALTERNADOS COM INTERVALOS DE _________________, QUE PODEM SER ATIVOS OU ________________, NOS QUAIS A ____________________ DIMINUI CONSIDERAVELMENTE.

QUESTÃO 4

LEIA O TÍTULO DA REPORTAGEM E IDENTIFIQUE A QUE ELE SE REFERE:

( ) TREINO HIIT É INEFICAZ E NÃO MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO.

( ) TREINO HIIT NÃO INTERFERE NA SAÚDE E NO CONDICONAMENTO FÍSICO.

( ) TREINO HIIT MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO E É FEITO EM POUCO TEMPO.

( ) TREINO HIIT É UM TREINAMENTO LONGO E REALIZADO DE FORMA CONTÍNUA.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0216) Reconhecer a importância da ginástica para a saúde.
(EJALP0239) Identificar a ideia principal do texto.
ReferênciasLIU, G. IMPACTO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 29, p. e2022_0156, 15 ago. 2022. Disponível em: SciELO – Brasil – IMPACT OF HIGH-INTENSITY INTERVAL TRAINING ON BODY MASS INDEX IN COLLEGE STUDENTS IMPACT OF HIGH-INTENSITY INTERVAL TRAINING ON BODY MASS INDEX IN COLLEGE STUDENTS. Acesso em 7 de novembro de 2023.
Franchini, E. (2010). Fisiologia do exercício intermitente de alta intensidade. Phorte Editora LTDA.
Treino HIIT de 19 minutos promete mais condicionamento físico em menos tempo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2023/03/treino-hiit-de-19-minutos-promete-mais-condicionamento-fisico-em-menos-tempo.shtml>. Acesso em: 12 nov. 2023.