You are currently viewing Educação Física: Ginástica Para Todos

Educação Física: Ginástica Para Todos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-participando-de-uma-aula-de-danca-fitness_12981577.htm#fromView=search&page=1&position=38&uuid=6ac0772c-a545-4927-a430-ad2ea43ab471

Ginástica Para Todos

A Ginástica Para Todos é uma forma de ginástica não competitiva, criada a partir dos fundamentos e técnicas das ginásticas competitivas: rítmica, artística, acrobática, aeróbica e de trampolim. Além dos movimentos gímnicos, a GPT também agrega elementos das danças, dos jogos, dos esportes e até mesmo do teatro.

Essa forma de ginástica não competitiva tem como objetivo popularizar a prática de ginástica para todas as pessoas, independente da idade, condições físicas e cognitivas.

Para os participantes, a prática de Ginástica Para Todos é uma forma de explorar as possibilidades expressivas e acrobáticas do corpo.

A prática da Ginástica Para Todos pode trazer muitos benefícios para a saúde dos praticantes. E não são apenas benefícios físicos, mas também transformações cognitivas, psicológicas e até sociais.

Fisicamente, melhoramos nossas habilidades motoras: coordenação, equilíbrio, agilidade, flexibilidade etc. Além disso, também podemos melhorar nosso condicionamento físico desenvolvendo a resistência e a força. Com isso, podemos prevenir e tratar diferentes tipos de doenças, como pressão alta, derrames, infartos e diabetes.

A prática também estimula a produção de diversos neurotransmissores responsáveis, por exemplo, pela memória e o bom humor.

E como a Ginástica Para Todos é uma atividade em grupo, onde o movimento de um é importante para o movimento do outro, essa prática também possibilita uma socialização saudável entre os praticantes.

Por fim, a Ginástica Para Todos é uma prática de saúde e lazer para seus praticantes, adaptando-se às necessidades de cada um.

Essas características tornam a Ginástica Para Todos uma prática ideal para ser realizada nas escolas durante as aulas de Educação Física, em especial, na Educação de Jovens e Adultos.

Questão 1

A Ginástica Para Todos é uma forma de ginástica

(A) competitiva que busca explorar as possibilidades acrobáticas do corpo

(B) não-competitiva que busca explorar as possibilidades acrobáticas do corpo