You are currently viewing Educação Física: Ginástica de Trampolim

Educação Física: Ginástica de Trampolim

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.canva.com/photos/MAD7GZDmvsc/

Ginástica de Trampolim

A Ginástica de Trampolim é uma modalidade olímpica onde os atletas saltam sobre uma “cama elástica” realizando acrobacias.

Tem suas raízes nas acrobacias dos artistas de circo que surgiram ainda na Idade Média. Já a prática moderna, surgiu em 1934 como forma de treinar astronautas e habilidades acrobáticas de outras modalidades de ginástica.

Com o tempo, se popularizou como forma de lazer e em 1964 se tornou oficialmente uma ginástica competitiva específica com a disputa da 1º Competição de Ginástica de Trampolim em Londres, Inglaterra.

A ginástica de Trampolim chegou ao Brasil na década de 1970 (1975) e em 1990 os atletas brasileiros disputaram pela 1º vez um campeonato mundial.

Em 2024, o brasileiro Rayan Dutra conseguiu os pontos necessários para subir no ranking olímpico e se classificou para disputar, pela primeira vez, as Olimpíadas de Paris/2024.

Sua classificação se deu na Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim 2024 em Cottbus, na Alemanha, onde o atleta brasileiro alcançou o 16º lugar, garantindo assim, os pontos necessários para sua classificação para a próxima olimpíada.

Na Ginástica de Trampolim são disputadas 4 provas diferentes, com competições individuais ou em duplas, que são: tumbling, duplo mini-trampolim, sincronizado e, por fim, a prova individual.

No individual, o atleta realiza saltos individualmente sobre a cama elástica. Já na prova “sincronizado” os atletas saltam ao mesmo tempo em trampolins separados e executam os saltos e acrobacias ao mesmo tempo.

Nas outras provas, não usamos a cama elástica tradicional. No tumbling os atletas realizam uma corrida curta e em seguida saltam sobre um trampolim comprido, como um corredor, onde realizam ao longo de toda a extensão diversos saltos agrupados, carpados e estendidos.

Já no duplo mini-trampolim, os atletas correm até o mini trampolim e realizam dois saltos seguidos e finalizam saindo para o colchão.

Nas olimpíadas, porém, só são disputadas provas individuais.

Questão 1

A ginástica de trampolim tem suas raízes

(A) nas atividades militares.

(B) nos acrobatas de circo.

(C) na Grécia antiga.

(D) nos esportes coletivos.

Questão 2

Na ginástica de trampolim são disputadas 4 tipos de provas, que são

(A) prova individual, em duplas, em grupo e com o par.

(B) o mini-trampolim, individual, em duplas e em grupo.

(C) o mini-trampolim, o super trampolim, e trampolim médio e individual.

(D) o tumbling, duplo mini-trampolim, sincronizado e, por fim, a prova individual.

Questão 3

Como surgiu a Ginástica de trampolim?

Questão 4

Além de ser usada em competições de ginástica, que outros usos fazemos da cama elástica?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0516) Refletir e analisar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022