You are currently viewing Educação Física – Ginástica Artística
Rio de Janeiro - Rebeca Andrade durante final por equipes da ginástica artística feminina nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em que o Brasil terminou em 8º lugar. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Educação Física – Ginástica Artística

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

GINÁSTICA ARTÍSTICA É UMA MODALIDADE COMPETITIVA QUE CONSISTE EM VÁRIOS MOVIMENTOS CORPORAIS EM SOLO E EM APARELHOS QUE EXIGEM CONCENTRAÇÃO, FORÇA, AGILIDADE E ELASTICIDADE.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: commons.wikimedia.org

QUESTÃO 1

SOBRE A GINÁSTICA ARTÍSTICA, NÃO PODEMOS AFIRMAR:

A) EM ÂMBITO COMPETITIVO ELA PODE SER PRATICADA POR HOMENS E MULHERES.

B) REBECA ANDRADE É UMA ESTRELA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA BRASILEIRA. OUTROS NOMES EXPRESSIVOS, SÃO: DAIANE DOS SANTOS, ARTHUR ZANETTI, DIEGO HYPÓLITO, DANIELE HYPÓLITO E JADE BARBOSA.

C) UMA GRANDE LENDA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA É NÁDIA COMĂNECI.

D) A GINÁSTICA ARTÍSTICA, NA ATUALIDADE, NÃO PARTICIPA DOS JOGOS OLÍMPICOS.

QUESTÃO 2

LEIA O TEXTO ABAIXO E, POSTERIORMENTE, ENCONTRE NO DIAGRAMA OS NOMES DAS PROVAS MASCULINA E FEMININA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA.

ATUALMENTE, O PROGRAMA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA INCLUI EVENTOS DE SOLO, SALTO SOBRE A MESA, BARRAS FIXAS, BARRAS PARALELAS, CAVALO COM ALÇAS E ARGOLAS. JÁ AS MULHERES COMPETEM NO SOLO, SALTO SOBRE A MESA, BARRAS ASSIMÉTRICAS E TRAVE DE EQUILÍBRIO.

QUESTÃO 3

A IMAGEM ABAIXO É UMA FONTE HISTÓRICA. ELA RETRATA NÁDIA COMĂNECI AO LADO DE UM PLACAR ELETRÔNICO QUE EXIBE A NOTA “1,00”, QUE NA VERDADE ERA PARA SER “10,00”. ISSO ACONTECEU POIS O PLACAR SÓ REGISTRAVA 3 DÍGITOS, AFINAL, ATÉ ENTÃO, A NOTA MÁXIMA ERA CONSIDERADA INATINGÍVEL NA GINÁSTICA ARTÍSTICA. COM ISSO, ESSA CENA SE TRANSFORMOU EM UMA DAS MAIS ICÔNICAS DAS OLIMPÍADAS, POIS TRADUZ UMA PERFORMANCE PERFEITA E A NECESSIDADE DE SE REFORMULAR AS REGRAS RELACIONADA A CONTAGEM DE PONTOS.

AGORA É COM VOCÊ! VAMOS FAZER UMA CÁPSULA DO TEMPO COM CONTEÚDOS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS DA SUA ESCOLA. NELA TERÁ IMAGENS E RELATOS DE COMO É PRATICADA A GINÁSTICA ARTÍSTICA NA ATUALIDADE. FAÇA PESQUISAS E MOSTRE COMO SÃO AS REGRAS, AS ROUPAS, OS APARELHOS, AS MÚSICAS, BEM COMO SUAS IMPRESSÕES E SENTIMENTOS AO APRECIAR A MODALIDADE. AFINAL, VOCÊ TAMBÉM CONSTRÓI A HISTÓRIA. BOM TRABALHO!


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-1a-e-2a-series/


SAIBA MAIS

PARA CONHECR MAIS NÁDIA COMANECI, A ESTRELA MUNDIAL DA GINÁSTICA ARTÍSTICA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Nádia Comaneci. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hoeHy5S1v1E

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0214) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
História (EAJAHI0210) Diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
PUBLIO, N. S. A evolução histórica da ginástica olímpica. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2002. 
NUNOMURA, Myrian et al. Os fundamentos da ginástica artística. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiek7XY3uf6AhWPrZUCHRvrCGEQFnoECB0QAQ&url=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fpluginfile.php%2F5426433%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2Ffundamentos-2ed-REVISAO-cap07%2520REVISADO.pdf&usg=AOvVaw1NIlOHsXPJQQCJdiMFbGD5. Acesso em 17 de outubro de 2022.