You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA

EDUCAÇÃO FÍSICA – GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA

A GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA EVOLUIU DAS PRÁTICAS CONVENCIONAIS EM ACADEMIAS, ONDE PADRÕES DE MOVIMENTOS AERÓBICOS COMPLEXOS SE DESENVOLVERAM.

RECONHECIDA PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA DESDE 1995, EMBORA AINDA NÃO SEJA UMA MODALIDADE OLÍMPICA, ESSA FORMA DE EXERCÍCIO TEM SUAS RAÍZES NOS ESTUDOS DO DR. KENNETH COOPER SOBRE EXERCÍCIOS AERÓBICOS NAS DÉCADAS DE 60 E 70.

NO BRASIL, A EXPRESSÃO “FAZER UM COOPER” SE TORNOU SINÔNIMO DE CORRIDA E CAMINHADA GRAÇAS À INFLUÊNCIA DE COOPER. ESSA MODALIDADE DE GINÁSTICA INCLUI ELEMENTOS COMO FORÇA DINÂMICA, RESISTÊNCIA ESTÁTICA, SALTOS VARIADOS, EQUILÍBRIO, FLEXIBILIDADE E PASSOS BÁSICOS, COMO MARCHA, JOGGING (CORRIDA), CHUTINHO, CHUTE ALTO, POLICHINELO, ELEVAÇÕES DE JOELHO E LUNGE (A FUNDO), PROPORCIONANDO UMA AMPLA DIVERSIDADE EM SUA PRÁTICA.

QUESTÃO 1

COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM:

COMPETITIVAAERÓBICAACADEMIASGINÁSTICA
A ____________________ AERÓBICA ESPORTIVA É UMA FORMA _________________ DERIVADA DAS AULAS CONVENCIONAIS DE GINÁSTICA _________________ PRATICADAS EM _____________________.

QUESTÃO 2

OS MOVIMENTOS DA GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA SÃO

( ) PARADOS E REPETITIVOS.

( ) CONTÍNUOS E INTENSOS.

( ) LENTOS E MONÓTONOS.

( ) DE FORÇA E MODERADOS.

QUESTÃO 3

OS EXERCÍCIOS AERÓBICOS, CUJO MAIOR PROTAGONISTA FOI O DR. KENNETH COOPER, TEVE FORTE VINCULAÇÃO COM O MOVIMENTO DA GINÁSTICA AERÓBICA QUE, POR SUA VEZ, TEVE FORTE INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DO ESPORTE GÍMNICO DENOMINADO GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA. SOBRE ESSES EXERCÍCIOS, IDENTIFIQUE AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS.

( ) O EXERCÍCIO AERÓBICO ESTÁ RELACIONADO DE FORMA DIRETA COM O GÁS CARBÔNICO. ELE É O FATOR PRINCIPAL PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE, POIS O GÁS CARBÔNICO GERA ENERGIA PARA O CORPO.

( ) AS ATIVIDADES AERÓBICAS SÃO CONSIDERADAS COMO EXERCÍCIOS DE INTENSIDADE MODERADA.

( ) O EXERCÍCIO AERÓBICO POTENCIALIZA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO E TAMBÉM ESTIMULA O SISTEMA CARDIOVASCULAR E O METABOLISMO.

( ) OS EXERCÍCIOS AERÓBICOS SÃO REALIZADOS SOMENTE COM USO DE MATERIAIS E ESPAÇOS ESPECÍFICOS.

QUESTÃO 4

“VOU ALI FAZER UM COOPER”. ESSA EXPRESSÃO, NO BRASIL, FICOU COMUM DEVIDO AOS ESTUDOS SOBRE EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE DR. KENNETH COOPER. ASSIM, O NOME COOPER, NO NOSSO PAÍS, TORNOU-SE SINÔNIMO DE:

( ) GINÁSTICA E TERAPIA.

( ) ALONGAMENTO E YOGA.

( ) MUSCULAÇÃO E PILATES.

( ) CAMINHADA E CORRIDA.


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE A GINÁSTICA AERÓBICA ESPORTIVA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho. Ginástica Aeróbica Esportiva. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=Lld8K8uO5gM

Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0115) Identificar e experimentar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EJAAD0111) Mobilizar diferentes corpos e maneiras de mover-se através de processos criativos em grupo.
ReferênciasMINCIOTTI, Alessandra Nabeiro. TOLEDO, Eliana de. KENNETH COOPER E SUA INFLUÊNCIA NA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA AEROBIC DANCE NO BRASIL. Disponível em: https://www.xseminarionacionalcmu.com.br/resources/anais/25/encm2021/1641245211_ARQUIVO_cae7632649e88cc68781af5479126555.pdf. Acesso 23 de novembro de 2022.