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EDUCAÇÃO FÍSICA – GINÁSTICA ACROBÁTICA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Clube de Trampolins du Dauphiné. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acro-tcd.JPG

GINÁSTICA ACROBÁTICA

A GINÁSTICA ACROBÁTICA É UMA MODALIDADE COMPETITIVA DE GINÁSTICA QUE DEMANDA FORÇA, EQUILÍBRIO, FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO E AGILIDADE EM SEUS MOVIMENTOS.

CONHECIDA TAMBÉM COMO GACRO, ACROSPORT OU ESPORTE ACROBÁTICO, ESSA MODALIDADE É RELATIVAMENTE RECENTE NO CENÁRIO COMPETITIVO. SE DIFERENCIA DAS OUTRAS FORMAS DE GINÁSTICA POR SEU TRABALHO EM EQUIPE, POR SUA BAIXA NECESSIDADE DE RECURSOS MATERIAIS E POR SER ADAPTÁVEL A GINASTAS DE DIFERENTES BIOTIPOS.

ELA SE BASEIA EM TRÊS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: A CRIAÇÃO DE FIGURAS OU PIRÂMIDES HUMANAS, A REALIZAÇÃO DE ACROBACIAS E A INCORPORAÇÃO DE ELEMENTOS DE DANÇA E DA GINÁSTICA ARTÍSTICA. PODE SER PRATICADA POR DUPLAS MASCULINAS, FEMININAS OU MISTAS, TRIOS FEMININOS E QUARTETOS MASCULINOS. FORA DO CONTEXTO COMPETITIVO, NÃO HÁ REGRAS RÍGIDAS PARA A COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS, PERMITINDO A CONSTRUÇÃO DAS PIRÂMIDES HUMANAS COM QUALQUER NÚMERO DE ATLETAS, O QUE FAVORECE O PROCESSO CRIATIVO.

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA SÃO DIVERSOS. CONHEÇA ALGUNS DELES:

  • EXCELENTE PARA LAZER TANTO NA PRÁTICA QUANTO NA APRECIAÇÃO
  • FAVORECE O APRIMORAMENTO DE NOÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS, CONSCIÊNCIA CORPORAL, CONTROLE MOTOR, FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO, FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR
  • ESTIMULA A COOPERAÇÃO, AUTONOMIA, AUTOCONFIANÇA, RESPEITO E TRABALHO EM EQUIPE.

QUESTÃO 1

SOBRE A GINÁSTICA ACROBÁTICA ASSINALE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS.

( ) GINÁSTICA ACROBÁTICA (GACRO), É TAMBÉM CONHECIDA COMO ACROSPORT OU ESPORTE ACROBÁTICO.

( ) COMO MODALIDADE ESPORTIVA, É A MAIS ANTIGA DAS GINÁSTICAS COMPETITIVAS.

( ) DIFERENCIA-SE DAS OUTRAS MODALIDADES GINÁSTICAS POR NECESSITAR DE MUITOS MATERIAIS.

( ) A GINÁSTICA ACROBÁTICA SÓ PODE SER REALIZADA EM DUPLAS E É EXCLUSIVAMENTE MASCULINA.

QUESTÃO 2

É UM ELEMENTO FUNDAMENTAL DA GINÁSTICA ACROBÁTICA OS/AS

( A ) MOVIMENTOS DE NATAÇÃO.

( B ) CORRIDAS DE LONGA DISTÂNCIA.

( C ) FORMAÇÕES DE PIRÂMIDES HUMANAS.

( D ) SALTOS NO CAVALO.

QUESTÃO 3

COM A NATUREZA DE TRABALHO EM GRUPO, A GINÁSTICA ACROBÁTICA EXIGE COOPERAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA MESMA EQUIPE. DESSE MODO, PODEMOS DIZER QUE COOPERAR REQUER

( A ) CONFIANÇA.

( B ) OPOSIÇÃO.

( C ) DISPUTA.

( D ) ELIMINAÇÃO.

QUESTÃO 4

UMA DAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES DO ESPORTE PARA A SOCIEDADE É O APRIMORAMENTO DOS VALORES HUMANOS. AFINAL, MUITO DO QUE ACONTECE NA PRÁTICA ESPORTIVA SE DÁ NAS OUTRAS ESFERAS DA CONVIVÊNCIA EM GRUPOS. NA GINÁSTICA ACROBÁTICA NÃO É DIFERENTE. OBSERVE:

POR SER UMA MODALIDADE TRABALHADA EM GRUPO, DESENVOLVE CAPACIDADES SOCIAIS COMO CONFIANÇA, RESPEITO E TRABALHO EM GRUPO. 

REESCREVA O TEXTO ACIMA SUBSTITUINDO OS VALORES HUMANOS CITADOS POR SINÔNIMOS, OU SEJA, POR PALAVRAS DIFERENTES, MAS COM O MESMO SIGNIFICADO.


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE A GINÁSTICA ACROBÁTICA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho. Ginástica Acrobática. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=82LkgPdi6wA

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EJAEF0115) Identificar e experimentar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada.
ReferênciasSILVA, Vanessa Pereira da & MARRONI, Paula Carolina Teixeira. Ginástica Acrobática: possibilidades e contribuições na Educação Física escolar da descoberta à produção coreográfica. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd193/ginastica-acrobatica-na-educacao-fisicaescolar.htm. Acesso em 3 de janeiro de 2024.
MERIDA, F.; NISTA-PICCOLO, V. L.; MERIDA, M. REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 155–180, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.5755. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5755. Acesso em 3 de janeiro de 2024.