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Educação Física – Flow

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Arquivo pessoal

FLOW

O ‘flow’ é um estado mental de imersão total em uma atividade e se associa à fluidez e satisfação. No âmbito da atividade física, o Flow é uma prática corporal que tem sido incorporada em várias modalidades como um método de aquecimento ou como parte da ginástica em academias.

Essa abordagem envolve a execução de uma sequência de movimentos fluidos e dinâmicos, os quais são altamente funcionais e demandam força, mobilidade, condicionamento e controle motor.

O treinamento de Flow integra movimentos oriundos de diversas modalidades, tais como yoga, ginástica artística, capoeira, artes marciais, animal flow e dança contemporânea. Sendo assim, ele se apresenta como uma prática versátil e adaptável, adequada a pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico. Além disso, o Flow não está restrito a um ambiente específico, podendo ser praticado ao ar livre, e o único equipamento necessário é o próprio corpo.

O Flow oferece benefícios notáveis para a performance, saúde, qualidade de vida e reabilitação. Estes incluem o aumento da flexibilidade e mobilidade articular, o desenvolvimento da consciência corporal, a promoção do relaxamento, a redução do estresse, o fortalecimento da musculatura, a correção da postura e a contribuição para a queima de gorduras.

QUESTÃO 1

No âmbito da atividade física o flow caracteriza-se pela

( A ) fluidez dos movimentos sequenciados.

( B ) repetição e monotonia dos movimentos.

( C ) diminuição do desempenho físico.

( D ) passividade e aumento do risco de lesões.

QUESTÃO 2

Leia o texto:

O Flow é apropriado para todas as pessoas, seja visando melhorias no desempenho, na saúde, na qualidade de vida ou na recuperação após lesões.

A informação explicitamente fornecida no texto é que o Flow

( A ) é exclusivamente recomendado para atletas de alto nível.

( B ) é apenas para aqueles que desejam se recuperar de lesões.

( C ) é exclusivo para pessoas que desejam melhorar seu porte atlético.

( D ) é adequado para uma ampla gama de pessoas.

QUESTÃO 3

Sobre o Flow marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.

( ) O termo “Flow” denota o conceito de rigidez e inflexibilidade.

( ) O treinamento de Flow integra movimentos oriundos de diversas modalidades.

( ) Para ocorrer o treinamento de Flow, é necessário uma gama de aparelhos.

( ) O treinamento de Flow favorece aumento da flexibilidade e mobilidade articular.

QUESTÃO 4

Descreva o conceito de “flow” e discuta como ele pode influenciar no trabalho.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0315) Vivenciar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EJAEF0316) Reconhecer a importância da ginástica para a saúde. 
(EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos. 
ReferênciasZAMAI, C. A.. (Org). Atividade física, saúde e qualidade de vida. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Teoria do Flow, pesquisa e aplicações. ComCiência, n. 161, 1 set. 2014. Disponível em: ComCiência – Teoria do Flow, pesquisa e aplicações (scielo.br). Acesso 26 de outubro de 2023.