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Educação Física – Exercício físico, alimentação saudável e saúde

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A SAÚDE, RECONHECIDA COMO DIREITO HUMANO, ENGLOBA O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL. EXISTEM VÁRIOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE, SENDO ALGUNS DELES: MORADIA, TRABALHO, LAZER, PRÁTICAS REGULARES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, ACESSO E ESCOLHA POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?


QUESTÃO 1

DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), A SAÚDE É DEFINIDA COMO UM ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE. SOBRE ESSE ASSUNTO, PODEMOS AFIRMAR:

A) TER SAÚDE É SOMENTE UMA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL. TUDO DEPENDE DO SEU ESTILO DE VIDA, COMO: NÃO USAR DROGAS, COMER DE FORMA EQUILIBRADA E PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS ROTINEIRAMENTE.

B) TER SAÚDE DEPENDE DE FATORES INDIVIDUAIS, SOCIAIS E AMBIENTAIS. ENVOLVE QUESTÕES COMPORTAMENTAIS E DE INTERAÇÃO COM O MEIO.

C) TER SAÚDE É UMA QUESTÃO EXCLUSIVAMENTE GENÉTICA. SÃO PONTOS IMPOSSÍVEIS DE SEREM ALTERADOS.

D) TER SAÚDE É UMA QUESTÃO PRIORITARIAMENTE ECONÔMICA.

QUESTÃO 2

UMA RELAÇÃO DESEQUILIBRADA COM OS ALIMENTOS E COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS, PODE ACARRETAR INÚMEROS PROBLEMAS PARA A SAÚDE. SOBRE ESSE ASSUNTO, NÃO PODEMOS AFIRMAR:

A) O NÍVEL DE EXIGÊNCIA COM A AUTOIMAGEM E A BUSCA PELO CORPO PERFEITO IMPOSTA PELA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, LEVA ALGUMAS PESSOAS A TEREM UMA RELAÇÃO IRRESPONSÁVEL COM OS ALIMENTOS E COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS E, POR MUITAS VEZES, DESENVOLVEM DISTÚRBIOS ALIMENTARES, COMO A BULIMIA NERVOSA.

B) ASSOCIAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM PRÁTICAS REGULARES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS É UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA PREVENIR A OBESIDADE, QUE É UMA DOENÇA CRÔNICA QUE PODE PREDISPOR VÁRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE, COMO: HIPERTENSÃO ARTERIAL, CANCRO E DIABETES.

C) O MAIOR PROBLEMA RELACIONADO A FALTA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SOMADA A UMA ALIMENTAÇÃO NUTRICIONALMENTE DESEQUILIBRADA É A ESTÉTICA CORPORAL.

D) TER UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ACARRETA INÚMEROS BENEFÍCIOS FÍSICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. SENDO QUE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É FUNDAMENTAL PARA O BOM RENDIMENTO DO TREINAMENTO.

QUESTÃO 3

PREENCHA A TABELA ABAIXO. ELA REPRESENTA UM PLANO DE AÇÃO, PARA QUE VOCÊ MELHORE SUA SAÚDE ATRAVÉS DE UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESCREVA COMO É SUA REALIDADE, COMO PRETENDE QUE SEJA, QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS E AS ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR ESSES OBSTÁCULOS.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-1a-e-2a-series/


SAIBA MAIS

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE DISTÚRBIOS ALIMENTARES, ASSSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Distúrbios alimentares: bulimia e anorexia nervosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R-UQMbpRcZ8

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0216) Compreender a importância dos hábitos de autocuidado, da atividade física para a saúde e qualidade de vida.
Ciências da Natureza (EAJACI0107) Reconhecer os distúrbios alimentares, estabelecer relações diretas e indiretas entre alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares.

ReferênciasGOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
OMS, Organização Mundial da Saúde. (2022, 27 de setembro). Um relatório sobre saúde.
BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Disponível em: L8080 (planalto.gov.br). Acesso em 27 de setembro de 2022.