Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A SAÚDE, RECONHECIDA COMO DIREITO HUMANO, ENGLOBA O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL. EXISTEM VÁRIOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE, SENDO ALGUNS DELES: MORADIA, TRABALHO, LAZER, PRÁTICAS REGULARES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, ACESSO E ESCOLHA POR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), A SAÚDE É DEFINIDA COMO UM ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, E NÃO APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA OU ENFERMIDADE. SOBRE ESSE ASSUNTO, PODEMOS AFIRMAR:
A) TER SAÚDE É SOMENTE UMA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL. TUDO DEPENDE DO SEU ESTILO DE VIDA, COMO: NÃO USAR DROGAS, COMER DE FORMA EQUILIBRADA E PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS ROTINEIRAMENTE.
B) TER SAÚDE DEPENDE DE FATORES INDIVIDUAIS, SOCIAIS E AMBIENTAIS. ENVOLVE QUESTÕES COMPORTAMENTAIS E DE INTERAÇÃO COM O MEIO.
C) TER SAÚDE É UMA QUESTÃO EXCLUSIVAMENTE GENÉTICA. SÃO PONTOS IMPOSSÍVEIS DE SEREM ALTERADOS.
D) TER SAÚDE É UMA QUESTÃO PRIORITARIAMENTE ECONÔMICA.
QUESTÃO 2
UMA RELAÇÃO DESEQUILIBRADA COM OS ALIMENTOS E COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS, PODE ACARRETAR INÚMEROS PROBLEMAS PARA A SAÚDE. SOBRE ESSE ASSUNTO, NÃO PODEMOS AFIRMAR:
A) O NÍVEL DE EXIGÊNCIA COM A AUTOIMAGEM E A BUSCA PELO CORPO PERFEITO IMPOSTA PELA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, LEVA ALGUMAS PESSOAS A TEREM UMA RELAÇÃO IRRESPONSÁVEL COM OS ALIMENTOS E COM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS E, POR MUITAS VEZES, DESENVOLVEM DISTÚRBIOS ALIMENTARES, COMO A BULIMIA NERVOSA.
B) ASSOCIAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM PRÁTICAS REGULARES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS É UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA PREVENIR A OBESIDADE, QUE É UMA DOENÇA CRÔNICA QUE PODE PREDISPOR VÁRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE, COMO: HIPERTENSÃO ARTERIAL, CANCRO E DIABETES.
C) O MAIOR PROBLEMA RELACIONADO A FALTA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SOMADA A UMA ALIMENTAÇÃO NUTRICIONALMENTE DESEQUILIBRADA É A ESTÉTICA CORPORAL.
D) TER UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ACARRETA INÚMEROS BENEFÍCIOS FÍSICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. SENDO QUE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É FUNDAMENTAL PARA O BOM RENDIMENTO DO TREINAMENTO.
QUESTÃO 3
PREENCHA A TABELA ABAIXO. ELA REPRESENTA UM PLANO DE AÇÃO, PARA QUE VOCÊ MELHORE SUA SAÚDE ATRAVÉS DE UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESCREVA COMO É SUA REALIDADE, COMO PRETENDE QUE SEJA, QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS E AS ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR ESSES OBSTÁCULOS.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-1a-e-2a-series/
SAIBA MAIS
PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE DISTÚRBIOS ALIMENTARES, ASSSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0216) Compreender a importância dos hábitos de autocuidado, da atividade física para a saúde e qualidade de vida. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0107) Reconhecer os distúrbios alimentares, estabelecer relações diretas e indiretas entre alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares. |
Referências | GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. OMS, Organização Mundial da Saúde. (2022, 27 de setembro). Um relatório sobre saúde. BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Disponível em: L8080 (planalto.gov.br). Acesso em 27 de setembro de 2022. |