ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
GINÁSTICA E SAÚDE
A SAÚDE É UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL QUE ABRANGE O BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL. DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA SAÚDE, INCLUINDO MORADIA, TRABALHO, ACESSO E ESCOLHA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, BEM COMO A PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.
UMA FORMA DE EXERCITAR-SE É ATRAVÉS DA PRÁTICA DE GINÁSTICA. A GINÁSTICA ENGLOBA MODALIDADES COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS. AS MODALIDADES COMPETITIVAS, COMO A GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTMICA, SÃO GERALMENTE TELEVISIONADAS, ENQUANTO AS NÃO COMPETITIVAS INCLUEM A GINÁSTICA PARA TODOS E A GINÁSTICA DE ACADEMIA, QUE COMPREENDE UMA VARIEDADE DE ATIVIDADES, COMO MUSCULAÇÃO, ERGOMETRIA, ALONGAMENTO, TREINAMENTO FUNCIONAL, PILATES E CROSSFIT.
QUANDO A GINÁSTICA DE ACADEMIA É REALIZADA UNICAMENTE COM O PROPÓSITO DE ATINGIR UM DETERMINADO PADRÃO ESTÉTICO, NEGLIGENCIANDO A SAÚDE E O BEM-ESTAR GERAL, ISSO PODE RESULTAR EM EFEITOS ADVERSOS PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL, INCLUINDO DISTÚRBIOS ALIMENTARES, COMO BULIMIA E ANOREXIA NERVOSA.
A ANOREXIA NERVOSA É CARACTERIZADA PELA INCESSANTE BUSCA PELA PERDA DE PESO, ACOMPANHADA POR UM MEDO IRRACIONAL DE GANHAR PESO, RESTRIÇÃO ALIMENTAR SEVERA, DISTORÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E EMAGRECIMENTO EXTREMO. PESSOAS QUE SOFREM DESSE DISTÚRBIO ALIMENTAR TENDEM A SE ENVOLVER EM EXERCÍCIOS VIGOROSOS, INDUZIR VÔMITOS E ABUSAR DE LAXANTES E DIURÉTICOS.
POR OUTRO LADO, A BULIMIA NERVOSA É MARCADA POR EPISÓDIOS DE COMPULSÃO ALIMENTAR SEGUIDOS POR MÉTODOS INADEQUADOS PARA EVITAR O GANHO DE PESO. ISSO IMPLICA CONSUMIR UMA QUANTIDADE EXCESSIVA DE COMIDA EM UM CURTO PERÍODO DE TEMPO E, EM SEGUIDA, RECORRER A MÉTODOS COMPENSATÓRIOS, COMO VÔMITOS E EXERCÍCIOS FÍSICOS EM EXCESSO.
QUESTÃO 1
EXISTEM DIVERSAS MODALIDADES DE GINÁSTICA. ELAS PODEM SER CLASSIFICADAS COMO
(A) COMPETITIVA E ESPORTIVA.
(B) ARTÍSTICA E TRAMPOLIM.
(C) COMPETITIVA E NÃO COMPETITIVA.
(D) DEMONSTRATIVA E RÍTMICA.
QUESTÃO 2
UMA DAS MODALIDADES DA GINÁSTICA É A DE ACADEMIA. QUANDO BEM ORIENTADA, ELA PODE
(A) CAUSAR LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES.
(B) AUMENTAR A ANSIEDADE E BAIXAR A AUTOESTIMA.
(C) FAVORECER O BEM-ESTAR, A SAÚDE E A ESTÉTICA.
(D) RESULTAR EM GANHO DE PESO E OBESIDADE.
QUESTÃO 3
A GINÁSTICA E DEMAIS PRÁTICAS CORPORAIS PODEM FAVORECER A SAÚDE. SOBRE O CONCEITO E OS DETERMINANTES DA SAÚDE, MARQUE (V) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS.
( ) TER SAÚDE É SOMENTE UMA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL. TUDO DEPENDE DO SEU ESTILO DE VIDA, COMO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS ROTINEIRAMENTE.
( ) TER SAÚDE DEPENDE DE FATORES INDIVIDUAIS, SOCIAIS E AMBIENTAIS. ENVOLVE QUESTÕES COMPORTAMENTAIS E DE INTERAÇÃO COM O MEIO.
( ) TER SAÚDE É UMA QUESTÃO EXCLUSIVAMENTE GENÉTICA. SÃO PONTOS IMPOSSÍVEIS DE SEREM ALTERADOS.
( ) TER SAÚDE É UM ESTADO DE COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL E NÃO APENAS AUSÊNCIA DE DOENÇAS.
QUESTÃO 4
QUANDO A GINÁSTICA DE ACADEMIA É PRATICADA COM O ÚNICO INTUITO DE ALCANÇAR UM PADRÃO ESTÉTICO ESPECÍFICO, ISSO PODE RESULTAR EM EFEITOS ADVERSOS PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL. ESSES EFEITOS INCLUEM DISTÚRBIOS ALIMENTARES, COMO BULIMIA E ANOREXIA NERVOSA. IDENTIFIQUE QUAL IMAGEM CORRESPONDE A ESSES DISTÚRBIOS:
QUESTÃO 5
PREENCHA A TABELA ABAIXO. ELA REPRESENTA UM PLANO DE AÇÃO, PARA QUE VOCÊ MELHORE SUA SAÚDE ATRAVÉS DE UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESCREVA COMO É SUA REALIDADE, COMO PRETENDE QUE SEJA, QUAIS SÃO OS OBSTÁCULOS E AS ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR ESSES OBSTÁCULOS.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0116) Conhecer a importância da ginástica para a saúde. (EJACI0118) Reconhecer os distúrbios alimentares, estabelecer relações diretas e indiretas entre alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares. |
Referências | OMS, Organização Mundial da Saúde. (2022, 27 de setembro). Um relatório sobre saúde. BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Disponível em: L8080 (planalto.gov.br). Acesso em 27 de setembro de 2022. _____. Ministério da Saúde. Relatório da 8ª Conferência Nacional da Saúde: tema 1: saúde como direito. Brasília; 1986. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2022. ______. Constituição da República Federativa do Brasil: Artigo 196 a 200. Seção II da Saúde. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/web_sus20anos/20anossus/legislacao/constituicaofederal.pdf. Acesso em 27 de setembro de 2022. |